Na manhã desta sexta-feira, 8, alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena receberam o projeto OAB Vai à Escola. Os participantes assistiram à palestra ministrada por integrantes da Comissão Especial do Jovem Advogado e da Comissão Especial da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Bento Gonçalves. O Prefeito Guilherme Pasin, a secretária adjunta de Educação Fernanda Lodetti participaram da atividade.
Com uma linguagem acessível e prática, foram abordados temas como as leis da atual Constituição Federal, o que é bulliyng, e violência doméstica. O grupo apontou também atitudes que são consideradas pequenas infrações diárias, explicaram o que é propina e os direitos e ir e vir de cada cidadão.
Os palestrantes mostraram quais são os atos corriqueiros na escola que se encaixam em agressões físicas ou verbais e que são considerados bulliyng. Nesse contexto, foram salientadas as consequências psicológicas, físicas e comportamentais das vítimas que sofrem com intimidações, ameaças, chacotas e brincadeiras agressivas. Por isso, aproveitaram o momento para explicar sobre as diferentes penalidades para cada situação e entraram no assunto da maioridade penal.
Para a estudante do 9º ano Jaqueline Kovalske, foi um momento bastante motivador. “Eu sempre quis cursar Direito e essa palestra me motivou ainda mais. Creio que tenha motivado muito os meus colegas também. Foi um bate-papo que, com certeza, tirou muitas dúvidas. Deveria ocorrer com mais frequência em todas as escolas”, disse.
“A abordagem ficou bem clara para os alunos, e foi um momento que fez eles pararem para refletir sobre as suas atitudes. Também mostrou o que eles podem fazer para crescerem como pessoas de bem, além de terem tirado dúvidas de situações que acontecem diariamente com eles”, disse a diretora da escola, Ana Cristina Bortolini.
Fonte: Ass.Prefeitura de Bento
Com início no Litoral Norte, Circuito Sesc de Corridas 2025 tem inscrições abertas
UCS lança site com conteúdo exclusivo sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado
Chuvas retornam ao Rio Grande do Sul no final de semana