A Escola Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa, conquistou a 7ª edição do Rally Científico da Universidade de Caxias do Sul. Neste sábado, dia 29 de outubro, 23 equipes de instituições de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, São Marcos, Garibaldi e Flores da Cunha estiveram no Campus-sede para a disputa de desafios elaborados por professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento na UCS. Além da escola campeã, também se destacaram as equipes do Colégio São João Batista, que ficou em segundo lugar, e do CETEC–UCS, que alcançou a terceira posição.
Ao todo, o Rally Científico reuniu mais de 230 estudantes do Ensino Médio. Com a competição, a Universidade busca apresentar desafios aos alunos da região, por meio de tarefas práticas e teóricas voltadas às ciências e tecnologias. A iniciativa permite aos competidores vivenciar, de forma lúdica e interativa, a infraestrutura universitária.
O Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, durante a abertura do evento, destacou o princípio lúdico e educativo do Rally Científico. “Competir é bom, faz a gente crescer. Mas esse é um momento de diversão e aprendizado”, reforçou.
A professora Valquíria Villas Boas, coordenadora do projeto Engenheiros do Futuro (EngFut), avaliou como positiva a inserção de escolas que participaram pela primeira vez na competição e fez menção às tarefas desenvolvidas para os estudantes. “As provas foram desafiadoras, exigiram muita atenção e interpretação por parte dos participantes”.
Já o docente Odilon Giovannini Junior, um dos coordenadores do evento, salientou as vivências que a competição acaba ofertando aos participantes. “O Rally proporcionou aos alunos o conhecimento dos laboratórios da Universidade. Como muitas das provas utilizam a infraestrutura universitária, eles puderam vivenciar a ciência na prática, observando experimentos em áreas como Física, Química e Matemática”, exemplifica.
O professor José Arthur Martins, que também atua na coordenação do Rally, destacou a interdisciplinaridade da competição. Conforme ele, as provas ocorreram em diferentes pontos da Universidade. Essa situação reforça a dimensão múltipla do conhecimento envolvida nas provas. “As equipes também demonstraram uma competitividade sadia, demonstrando o alto nível dos grupos”.
A instituição vencedora ganhou de premiação o valor de R$ 1 mil para utilização em materiais escolares ou para a formatura da turma. Os competidores das três primeiras equipes melhores colocadas receberam troféus e medalhas.
O Rally Científico é organizado pela equipe do Projeto EngFut – Engenheiro do Futuro, com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE).
Foto: Claudia Velho
Fonte: UCS
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Índice Municipal da Educação de 2023 tem aumento da média estadual