Reconhecimento ocorreu após processo de avaliação realizado pela instituição dos Estados Unidos, renomada internacionalmente no segmento de negócios
A Escola de Negócios da UCS foi aceita como membro da AACSB – Association for Advance Collegiate Schools of Business, entidade reconhecida internacionalmente pela acreditação de Escolas de Negócios.
O aceite como membro é um pré-requisito da AACSB para acreditações e já ilustra o início assertivo de um processo de avaliação realizado pela entidade americana, que envolveu, para esta etapa, a colaboração entre equipe formada pelos professores Marcelo Faoro de Abreu, Alex Eckert, Ana Cristina Fachinelli Bertolini, Jucelda de Lourdes Gonzatto Peretti, Mateus Panizzon, Paulo Fernando Pinto Barcellos e Roberto Birch Gonçalves, da Área do Conhecimento de Ciências Sociais.
Um caminho foi trilhado desde a modelagem desta unidade acadêmica como uma inovação organizacional para a UCS até a reunião de apresentação da Escola de Negócios da Universidade para a AACSB, envolvendo o encaminhamento de documentações e evidências relacionadas à qualidade, à internacionalização e às parcerias desenvolvidas pelos cursos e programas ligados à Escola de Negócios.
Conforme o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, professor Marcell Bocchese, é um movimento importante e estratégico para a Região no campo de Gestão e Negócios. “Trata-se de um feito significativo para nossa Universidade. A Área do Conhecimento de Ciências Sociais inicia, assim, uma trajetória que, certamente, irá colher frutos muito importantes para a qualificação de nossas ofertas. O aceite é o primeiro passo de outros movimentos que virão. Dessa forma, caminhamos a passos largos para ampliar ainda mais nossas ações no exterior. Uma conquista e tanto!”
O professor Mateus Panizzon, que atua na unidade acadêmica em diferentes opções de Pós-Graduação e Graduação, destaca que o aceite da AACSB evidencia o reconhecimento internacional da qualidade da UCS e dos cursos e programas de Gestão e Negócios, inseridos na Área de Ciências Sociais. “Ao ser aceita como membro, a AACSB reconhece o potencial da Escola de Negócios da UCS a partir de atributos existentes nos cursos e programas de Gestão e Negócios mantidos pela Universidade, tais como sucesso do aluno, impacto na sociedade, internacionalização, interação com empresas, educação executiva, novas metodologias de aprendizagem, entre outros. Os cursos de Gestão e Negócios da UCS têm uma longa tradição na região. Desde o bacharelado em Economia, um dos primeiros da Universidade, até hoje, com um Programa de Pós-Graduação em Administração – Doutorado e Mestrado (PPGA), é possível observar uma evolução e trajetória de qualidade, verticalização para a Pós-Graduação, bem como o estabelecimento de redes internacionais. Muitos egressos dos cursos de Gestão e Negócios da UCS hoje estão em cargos estratégicos ou fundaram importantes negócios e franquias. Portanto, esse fato é resultado do trabalho de professores, estudantes, egressos e técnicos ao longo de muitos anos. Ele representa uma nova capacidade instalada de promover inovações e impacto no campo da gestão. É o início de uma nova fase. Atualmente, ambientes como o City Living Lab, nascido de anos de pesquisa no PPGA, demonstram o que representa as capacidades de uma Escola de Negócios de nova geração, que integra pós-graduação e graduação, pesquisa avançada e interdisciplinar para mobilizar desenvolvimento baseado em conhecimento, reconfigurando as práticas de gestão pública. É o conhecimento provocando transformação das organizações. Em síntese, tornar-se membro da AACSB é um sinalizador dos diferenciais da Universidade no contexto regional, e promove a visibilidade a todos estes atributos”.
O professor ainda contextualiza a Escola de Negócios da UCS como única na região da Serra Gaúcha com este reconhecimento. No Brasil, são apenas 14 Escolas de Negócio associadas à AACSB, em um universo de mais de 1.500 IES que oferecem cursos de Administração. A comunidade acadêmica da UCS passa a fazer parte deste grupo dos 1%, bem como a comunidade empresarial conectada aos Programas e Cursos relacionados à Escola de Negócios. A distinção, vinda de uma entidade de alcance global, permitirá, neste primeiro momento, a professores e estudantes da Escola de Negócios da UCS, o acesso à plataforma Business Education Alliance da AACSB, com diversos recursos e networking, conectando-se com as melhores Escolas de Negócio do mundo, incluindo Business Partners.
A Escola de Negócios da UCS
A Escola de Negócios da UCS tem o propósito, de forma contínua e a partir de visão global e compromisso local, de elevar as capacidades e as competências das organizações e lideranças da região de abrangência da Universidade, promovendo impacto positivo, crescimento sustentável e novos ciclos de mudança e reconfiguração. A unidade acadêmica, inserida na Área de Ciências Sociais, compreende os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, cursos de Graduação, Tecnólogos, Especializações, MBAs e Programas de Educação Executiva e Extensão relacionados à Gestão e Negócios. Envolve, ainda, relações com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais, os cursos de Gestão e Negócios do Programa de Educação Corporativa, as Unidades de Negócios específicas da Escola Superior de Negócios, e relaciona-se transversalmente com outras áreas, unidades, programas e cursos da Universidade de Caxias do Sul para propostas interdisciplinares e inovadoras.
AACSB
A Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) é uma organização de acreditação americana, fundada em 1916, que fornece credenciamento às melhores escolas de negócios do mundo. Na última parte do século XX, ampliou o processo de internacionalização da educação empresarial, com o aceite e credenciamento de instituições fora dos Estados Unidos, envolvendo as Escolas de Negócio, cursos de Administração e de Contabilidade.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra