Próxima turma terá início em março de 2025. Inscrições estão abertas
A Escola da Inovação, iniciativa do Instituto Hélice, finalizou sua quinta turma no último fim de semana, formando mais 24 alunos. Ao todo, desde que foi lançada, em 2022, a EI já entregou 145 profissionais para o mercado – 54 só neste ano. A iniciativa é uma parceria do Hélice com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário Uniftec. As inscrições para a próxima edição, com início em março de 2025, já estão abertas.
A escola conta com professores das três instituições de Ensino Superior, além de convidados. Trata-se de uma jornada imersiva, dividida em módulos: mentalidades, tecnologias emergentes e gestão da inovação. São abordados conteúdos como futuro, ESG (Ambiente, Social e Governança), ideação e lean startup, design, gestão de projetos de inovação, métodos ágeis, gamificação, nanotecnologia, robótica, prototipagem, entre outros. O encerramento contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes.
Conforme o coordenador da EI, Rafael Boff, os projetos passaram por uma etapa de validação, na qual os alunos validaram suas propostas com o público-alvo. “Dessa forma, as ideias desse ano estavam muito bem desenvolvidas. Um diferencial foi que todas estavam alinhadas com ODS, ou seja, havia um olhar social, ambiental e sustentável. Todas as iniciativas têm qualidade e capacidade para se transformarem em negócios reais”, considera.
“Para 2025, desejamos continuar a transformar pessoas em agentes de mudança, para que elas causem um impacto na nossa região, repensando nossas organizações e sociedade no geral. Entendemos que, quanto mais pessoas tivermos nesse movimento, fomentando a inovação e o pensamento disruptivo, melhor será para o desenvolvimento de todo o nosso ecossistema”, salienta Rafael.
Para se inscrever para a próxima edição, é preciso acessar o site https://www.escoladainovacao.com/.
Networking é diferencial
Para a estudante Aline Lain, a EI foi uma experiência boa por demonstrar diversos métodos de como inovar. “Esse é um dos principais motivos pelos quais recomendo a escola: a gente consegue aprender um pouco de cada método e de como aplicá-los nas nossas atividades, tornando isso parte da inovação dentro da empresa, dentro da nossa vida pessoal, e ajudando no desenvolvimento da cidade”, comenta.
Tainá Dall’Agno, por sua vez, destaca o fato de ter conhecido pessoas diferentes, tanto colegas quanto professores, que agregaram à sua formação. “Eu indico a EI por ter tido contato com vários membros do ecossistema e porque o planejamento das aulas é muito bem pensado para essa evolução dos nossos estudos”, reforça.
Sobre o Instituto Hélice
O Instituto Hélice foi fundado em 2018 e é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas, que recebem acompanhamento de seu nível de maturidade. Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Realiza a Escola da Inovação, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da região, e o Speed Hélice, programa de aceleração de startups. Conta, ainda, com um Grupo de Investimentos em startups. Para ser uma empresa associada, basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e manifestar interesse. As seis empresas mantenedoras do Hélice são Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano, Unimed Serra Gaúcha e Randoncorp.
Fonte: AdriSilva Comunicação
Fotos: Cartaz Filmes
Procon-BG alerta população sobre golpes via whatsapp, e-mail e telefone
Biblioteca Pública realiza 1ª Feira de Troca de Livros neste sábado, 14 de dezembro
Força-tarefa realiza busca ativa de beneficiários do bolsa família em Bento