A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, foi a vencedora da XX Edição do Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã. A iniciativa nacional valoriza o trabalho pedagógico do professor com projetos que tenham como foco a educação com qualidade através da arte.
O projeto vencedor Cildo Meireles – Nosso Circuito Ideológico, desenvolvido em 2018 com os alunos da terceiro ano do ensino médio, na disciplina de Arte, conquistou o primeiro lugar nacional na categoria ensino médio.
O tema surgiu a partir da análise das obras de Cildo Meireles, escultor e pintor brasileiro. Conhecido internacionalmente, Cildo cria os objetos e instalações que conduzem o expectador a uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, a ditadura militar no Brasil (1964 – 1985) e a dependência do país na economia global.
Conforme a professora Milene, idealizadora do projeto, o artista conduz muito bem a relação entre arte e cotidiano, sobretudo com objetos de grande circulação, utilizados no cotidiano – como é o caso das cédulas de dinheiro.
“Ao conhecerem o trabalho de Cildo Meireles, os estudantes demonstraram interesse em se aprofundar sobre as ideias do autor, o que me fez refletir em uma proposta que os fizessem pensar na atualidade, desenvolvendo competências e habilidades a partir da realização da ressignificação estética a partir da obra do artista.”
Dessa maneira, o trabalho teve como objetivo geral levar os alunos envolvidos à compreensão sobre o conceito de circuito de arte, além de ensinar pela vontade de conhecer novos conceitos sobre arte e suas relações com a cultura.
“Foi gratificante perceber o quando os alunos se dedicaram a entender melhor as relações de pensamento entre arte, valor, dinheiro, circulação de ideias. A sala de informática foi o local ocupado por eles para a realização de pesquisas sobre o tema. Mas o trabalho também se ampliou extraclasse e as cédulas “artísticas” criadas por eles, também circularam fora da escola.”
A cerimônia de premiação do XX Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola será no dia 27 de novembro de 2019, no SESC Consolação (Teatro Anchieta) em São Paulo.
A Universidade de Caxias do Sul é parceira do Instituto Arte na Escola (Polo Arte na Escola UCS) e há anos oferece formação continuada de professores em grupos de estudo, incentivando professores a registrar seus projetos como reconhecimento de suas práticas.
Os professores premiados receberão 10 mil reais, certificado de participação e uma formação pedagógica em arte em São Paulo. As escolas premiadas também recebem prêmios. Na cerimônia de premiação, serão lançados os documentários gravados pela Equipe do Instituto Arte na Escola, e disponibilizados em canal online para a divulgação dos projetos premiados.
Nesta edição, puderam se inscrever professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, entre 2017 e maio de 2019, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares.
UCS promove qualificação de processos educacionais em Arte
O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma promoção do Instituto Arte na Escola, que, desde o ano 2000, busca identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte em sala de aula. A UCS é um dos pólos dessa rede. Mantido pela Fundação Iochpe, o Polo Arte na Escola UCS existe desde 2003, no Campus 8, com a finalidade de contribuir com a qualificação de processos educacionais em Arte, atuando na mobilização de redes públicas, municipais e particulares de ensino. Nesse sentido, tem fundamental importância o trabalho pedagógico do professor com experiências educativas de qualidade no ensino de arte.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Imprensa da UCS
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