No último domingo (26) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou grande operação na Serra Gaúcha, entre os município de Nova Petrópolis e Picada Café, com foco nas motocicletas. Dentre os vários aspectos fiscalizados nos veículos duas rodas, um especificamente chamou a atenção da PRF: sistema de escapamento modificados irregularmente.
As irregularidades verificadas nas descargas (surdinas) se apresentaram de diversos modos, como os escapamentos falsos, simulando a existência do original, escapamentos livres, sem o abafador, dentre outros. Essas situações maximizam o barulho do ronco das motocicletas e fumaça liberada, em desacordo com o legislado no CTB, o Código de Trânsito Brasileiro e o CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Para as situações flagradas pela PRF, foram lavradas autuações em conformidade com o artigo 230 do CTB incisos VII- conduzir veículo com característica alterada – ou XI, com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Em ambos os casos a infração é grave, no valor de R$ 195,23, com cinco pontos para o prontuário do condutor e retenção do veículo para regularização.
Fonte: 5ª Delegacia da PRF de Caxias do Sul
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha