Equipe Phoenix RT é contemplada com verba para desenvolver motores para foguetes

No final do mês de novembro, a equipe dedicada ao trabalho com foguetes da Universidade de Caxias do Sul enviou uma proposta de projeto para um edital da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil, baseada no desenvolvimento de uma bancada para testes de foguetes. Em meados de dezembro, o coordenador da Equipe Phoenix RT, professor Matheus Poletto, recebeu um retorno positivo, tendo sido contemplada a proposta.

A equipe de foguetemodelismo da UCS, que participa de competições estaduais e nacionais de foguetes, comemora a conquista. “Figuramos entre as maiores instituições de ensino do país, o que é uma conquista expressiva tanto para o grupo quanto para a Universidade”, afirma Poletto. Os recursos do edital serão utilizados para desenvolver motores com propelente (combustível) sólido para foguetes.

Mesmo durante o ano de pandemia, os integrantes da Phoenix RT mantiveram publicações, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) na área de foguetes, realizaram um evento de compartilhamento de conhecimentos on-line que marcou a competição de foguetes, gravaram vídeos institucionais, captaram recursos e protagonizaram intensa atuação na definição de pautas no setor de foguetes em nível nacional com reuniões, inclusive, com setores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Nossos alunos estão trabalhando de forma organizada, metodológica e baseada na discussão científica, o que faz com que possamos alcançar voos ainda mais altos”, finaliza o professor.

Fotos: Divulgação Phoenix RT

 

error: Conteúdo Protegido