Atividade reuniu mais de 20 pessoas das escolas de inspiração católica de Caxias do Sul, além de agentes da Pastoral da Educação, a Pastoral Vocacional e a coordenação de Pastoral da Diocese para alinhar ações do Ano Vocacional
O Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), em Caxias do Sul, foi ponto de encontro dos professores de ensino religioso e agentes da Pastoral da Educação, com a equipe responsável por articular e auxiliar na execução das ações do Ano Vocacional do Brasil. O encontro, na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, reuniu mais de 20 pessoas das escolas de inspiração católica de Caxias do Sul.
A educação é um dos campos de promoção e cultivo da vocação. Por isso, uma das linhas de ação da Diocese de Caxias do Sul no Ano Vocacional é a realização de atividades com escolas das redes de ensino público e privado, tais como a formação de professores e bate-papos, além de outras atividades, que sejam instrumento de auxílio à construção do projeto de vida dos adolescentes e jovens.
Com o tema: “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, que recorda a narrativa de Emaús, a Igreja vive o 3º Ano Vocacional do Brasil, desde o dia 20 de novembro deste ano, até o próximo dia 26 de novembro de 2023. O encontro com os professores de Ensino Religioso iniciou com a oração recordando o Tempo do Advento e a caminhada vocacional na Diocese.
Logo depois, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, fez uma explanação tendo como tema central a Teologia das Vocações. Findado este espaço de formação, os participantes foram divididos em grupos e vivenciaram a dinâmica do “world café”, onde foram desafiados a responderem algumas perguntas, tais como: “quais ações vocacionais temos feito em nossas escolas?”, “Quais ações o Ano Vocacional nos leva a fazer em nossas escolas?” e “Quais ações podemos fazer juntos, enquanto escolas e/ou contando com a Pastoral Vocacional?”.
Daquele espaço de construção criativa saíram várias ideias de ação para serem implementadas nas escolas, de acordo com suas realidades. Além disso, surgiram duas ações concretas para a caminhada do Ano Vocacional: a romaria da Escolas ao Santuário de Caravaggio, em setembro de 2023, e um retiro para professores de Ensino Religioso e agentes da Pastoral Escolar, previsto para outubro, além de um novo encontro formativo para os educadores, no mês de março do próximo ano.
Fonte e foto: Diocése de Caxias do Sul
PG
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS