A Defesa Civil de Bento Gonçalves, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), segue com o trabalho de prevenção de desastres no Município. Serão instalados um conjunto de equipamentos de monitoramento geotécnico compostos por pluviômetros automáticos e sensores de umidade de solo – para que sejam coletados os dados sobre a quantidade de chuva acumulada e o conteúdo de água no solo. Na terça-feira (23) foi instalado o equipamento na UCS, Tuiuty e Fundaparaque. As próximas etapas ainda devem compreender Faria Lemos e outras áreas.
As equipes realizam a sondagem e verificação do solo para posterior instalação dos equipamentos.
Conforme o coordenador da Defesa Civil Rodrigo Wermuth “os dados gerados, juntamente com o mapeamento de riscos geológicos da região, permitirão aprimorar o monitoramento de condições de desastres relacionados a movimentos de massa”, disse.
O Cemaden está trabalhando com o apoio da Defesa Civil local e das prefeituras dos municípios onde serão instalados todos os equipamentos, para a divulgação e conscientização da importância do projeto junto à comunidade e moradores das áreas de risco.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
UCS Bento aproxima possibilidades profissionais de estudantes do ensino médio
Maila Conte, de Bento Gonçalves, foi a única brasileira a conquistar a Medalha de Ouro no InnovaCities com projeto de sustentabilidade
Governador Eduardo Leite lança SUS Gaúcho e destina R$ 1 bilhão adicional para a saúde até final de 2026