Os interessados em conhecer a região catarinense produtora de vinhos finos de altitude sob uma perspectiva técnico-científica podem fazê-lo ao ler o livro “Vinhos de Altitude de Santa Catarina: caracterização da região produtora, indicadores e instrumentos para proposição de uma indicação geográfica”. A obra é resultado do trabalho Epagri em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e com a UFSC, e oferece ao setor produtivo as informações e o conhecimento científico necessários para a construção da Indicação Geográfica Vinhos de Altitude de Santa Catarina.
O livro está dividido em 12 capítulos, que trazem um panorama da primeira década da vitivinicultura de altitude (2009 a 2019) e do processo de delimitação da região produtora; apresentam a caracterização climática, dos solos, das paisagens naturais e dos principais aspectos socioeconômicos da região produtora que a diferenciam das demais que produzem vinhos finos no Brasil; descrevem o padrão de desenvolvimento da videira em função das peculiaridades climáticas e paisagísticas da região de altitude; apresentam as principais variedades de videiras e o potencial enológico para a região; expõem as leveduras utilizadas na transformação do mosto em vinho como partes fundamentais da qualidade final dos vinhos de altitude; e exibem os aspectos físico-químicos e sensoriais que representam a qualidade dos vinhos finos de altitude de SC e os elementos do caderno de especificações técnicas e do sistema de controle para a estruturação da indicação de procedência vinhos finos de altitude de SC, que são os principais instrumentos regulatórios para a garantia da qualidade dos vinhos de IG.
A obra foi organizada pelos pesquisadores Cristina Pandolfo e Fernando Luiz Novaes Vianna, e prefaciada pelo pesquisador Hamilton Vieira Justino, todos da Epagri/Ciram. Os capítulos foram redigidos e revisados por uma equipe multidisciplinar composta por 33 pesquisadores e técnicos das áreas de agronomia, ciências biológicas, economia, enologia, farmácia, geografia, meteorologia e química.
A publicação do livro foi possível com apoio do Sebrae, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Associação Vinhos de Altitude – Produtores Associados de Santa Catarina. A obra está disponível para livre download no site da Epagri.
Participam do projeto os pesquisadores da Embrapa: Celito Crivellaro Guerra, Gildo Almeida da Silva, Jorge Tonietto, José Fernando da Silva Protas, Loiva Maria Ribeiro de Mello, Mauro Celso Zanus e a analista Bruna Carla Agustini.
Fonte: Epagri
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025