O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) realizou capacitação dobre o mosquito Aedes aegypti. A instrução foi realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), com a Associação das Empresas da Construção Civil (Ascon-Vinhedos) e com a Secretaria Municipal de Saúde. A intenção foi dar continuidade à campanha de mobilização iniciada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Desta vez, o público alvo foram integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), além de funcionários das empresas de móveis e da construção civil. Eles serão difusores das informações, para diminuir os perigos da proliferação do mosquito que transmite a dengue, a zika e as febres chikungunya e amarela, entre outras doenças. Durante a capacitação, foram distribuídos panfletos e cartazes com os principais sintomas das doenças relacionadas e fotos das larvas e do mosquito.
A médica veterinária Analiz Zattera, da Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves lembra que, mesmo no inverno, é importante evitar que o Aedes aegypti se alastre. “Os ovos podem ficar ativos por até 450 dias, a espera de água limpa”, explica Analiz. “Se eles estiverem em uma tampa de garrafa, por exemplo, quando chover ou acumular água suficiente, irão se desenvolver”, alerta a médica.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Rafael Vieira, lembra que todos têm a mesma responsabilidade para evitar que o mosquito sobreviva na região. “O lixo é o principal criadouro das larvas do Aedes. Se não evitarmos o acúmulo, mesmo que o poder público faça o recolhimento constante, haverá proliferação”, diz Vieira.
Para o secretário municipal da Saúde, Enio De Paris, a iniciativa do Sitracom-BG é muito bem vinda e sugere que mais ações sejam realizadas para a difusão das informações. “Durante o inverno, precisamos buscar todo o tipo de conhecimento e repassar ao maior número de pessoas, para que no verão, tenhamos menos mosquitos vivos”, afirma De Paris.
O presidente do Sitracom, Itagiba Soares Lopes, destaca as parcerias na mobilização contra o mosquito da dengue. “Estamos todos engajados nessa luta para acabar com o mosquito Aedes aegypti”, resume Lopes.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21