Entidades de Bento Gonçalves se unem contra o mosquito Aedes aegypti

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) realizou capacitação dobre o mosquito Aedes aegypti. A instrução foi realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), com a Associação das Empresas da Construção Civil (Ascon-Vinhedos) e com a Secretaria Municipal de Saúde. A intenção foi dar continuidade à campanha de mobilização iniciada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Desta vez, o público alvo foram integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), além de funcionários das empresas de móveis e da construção civil. Eles serão difusores das informações, para diminuir os perigos da proliferação do mosquito que transmite a dengue, a zika e as febres chikungunya e amarela, entre outras doenças. Durante a capacitação, foram distribuídos panfletos e cartazes com os principais sintomas das doenças relacionadas e fotos das larvas e do mosquito.

A médica veterinária Analiz Zattera, da Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves lembra que, mesmo no inverno, é importante evitar que o Aedes aegypti se alastre. “Os ovos podem ficar ativos por até 450 dias, a espera de água limpa”, explica Analiz. “Se eles estiverem em uma tampa de garrafa, por exemplo, quando chover ou acumular água suficiente, irão se desenvolver”, alerta a médica.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Rafael Vieira, lembra que todos têm a mesma responsabilidade para evitar que o mosquito sobreviva na região. “O lixo é o principal criadouro das larvas do Aedes. Se não evitarmos o acúmulo, mesmo que o poder público faça o recolhimento constante, haverá proliferação”, diz Vieira.

Para o secretário municipal da Saúde, Enio De Paris, a iniciativa do Sitracom-BG é muito bem vinda e sugere que mais ações sejam realizadas para a difusão das informações. “Durante o inverno, precisamos buscar todo o tipo de conhecimento e repassar ao maior número de pessoas, para que no verão, tenhamos menos mosquitos vivos”, afirma De Paris.

O presidente do Sitracom, Itagiba Soares Lopes, destaca as parcerias na mobilização contra o mosquito da dengue. “Estamos todos engajados nessa luta para acabar com o mosquito Aedes aegypti”, resume Lopes.

error: Conteúdo Protegido