Ensino de música a jovens de Bento Gonçalves será fortalecido

O ensino da música como uma forma de estimular a cidadania, a qualidade de vida e um futuro melhor. Essa é a missão do Instituto Tarcísio Michelon, que agora será fortalecida com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As duas instituições assinaram um convênio de cooperação técnica e científica na noite de 18 de abril, no hotel Dall’Onder Vitória, em Bento Gonçalves. Para celebrar o momento, houve uma apresentação musical dos alunos que compõe a Orquestra e Coro Jovem do Instituto Tarcísio Michelon (ITM).

O ITM é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades socioculturais direcionadas a crianças e jovens de bairros em risco social do município de Bento Gonçalves. Atualmente, são mais de 150 atendidos, participando de cursos de música e canto coral e de outras ações artísticas. O IFRS auxiliará na proposta pedagógica das atividades e será responsável também pela certificação dos jovens como músicos. O convênio tem duração inicial de cinco anos e poderá abranger novas iniciativas.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, destacou que as duas instituições têm em comum o objetivo de promover a inclusão social e formar cidadãos. “Temos certeza de que um viés fundamental nessa formação é a cultura”, salientou. Tarcísio Vasco Michelon citou entre os benefícios da música para os jovens: harmonia interior, disciplina, auto-estima elevada e sociabilização. “O estudo da música não serve apenas para formarmos músicos, mas para estimularmos pessoas melhores, em todas as profissões”, afirmou.

A pró-reitora de extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, agradeceu a confiança no IFRS. “Temos certeza de que colheremos belos frutos”, frisou. Também estavam presentes os secretários municipais de Turismo, Gilberto Durante, e Cultura, Evandro Soares, e servidores do IFRS.

Fonte: Assessoria / IFRS