Dos 120 dias da pandemia do novo coronavírus, no Rio Grande do Sul mais da metade deste período transcorre com o Modelo de Distanciamento Controlado, construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, com bandeiras e protocolos específicos de acordo com a evolução epidemiológica.
Ainda no começo deste mês de julho a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) juntamente com o apoio da classe empresarial, propôs a reavaliação de itens do modelo como forma de tentar evitar o “abre e fecha” com impactos como demissões e fechamentos de estabelecimentos comerciais.
Desde então a Rádio Difusora buscava um retorno do Estado e conseguiu após dez dias, entrevistar a ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão e coordenadora do Comitê de Dados do Modelo, Leany Lemos.
Em sua manifestação para emissora reforçou que o “Estado tem tido um bom desempenho e tem a situação menos dramática que outros locais justamente pelas restrições colocadas até agora”, ponderou.
Comentou ainda que o fato de ocorrerem comparações de internações com outros períodos se não este de pandemia não é correto. “É um vírus diferente de outras gripes e que tem taxa de letalidade. O vetor é o ser humano e o que funciona é isolar o vetor”, salientou.
Leany descartou o lockdown completo ou o abre tudo. Disse que a metodologia tenta conciliar as duas áreas (saúde e economia) e que “enquanto houver pandemia seguirá o Modelo no RS”.
IMPACTOS NA SAÚDE:
Nesta terça-feira o Rio Grande do Sul chegou à marca de 74,5% na ocupação de leitos de UTI em geral e infelizmente ultrapassou os 1 mil óbitos.
IMPACTOS NA ECONOMIA:
Entre março e maio, segundo projeção em documento entregue ao governador Eduardo Leite pelas entidades Federasul, Fiergs e Fecomércio-RS, 120 mil postos de trabalho foram desativados em território gaúcho.
Em um período que contabiliza março, abril e maio, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, somente Caxias do Sul registrou 17.815 demissões e Bento Gonçalves 5.174 no total.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves