Engenheiro de Minas Gerais que coordenou equipe técnica durante catástrofe de 2024 recebe Moção de Aplauso

A moção de aplauso 9/2025, de autoria do vereador Paulo Souto (PSDB), aprovada na sessão desta segunda-feira, 31 de março, é ao engenheiro Jeffiter Rodrigues de Oliveira, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), pelos relevantes serviços geotécnicos e hidrológicos prestados ao município de Bento Gonçalves na catástrofe ambiental que acometeu a cidade em maio de 2024.

No texto da moção, Souto reforça a participação do governo de Minas Gerais e da equipe técnica do CREA-MG nas ações pós-catástrofe. As equipes se deslocaram de diferentes municípios de Minas Gerais, permanecendo em Bento Gonçalves por mais de 20 dias e “dedicou-se a auxiliar o nosso município. Equipe essa que possui expertise no atendimento de demandas técnicas de vistorias e redução de riscos e gerenciamento de crises referentes aos riscos geológicos e hidrológicos.”

A moção destaca que a participação da equipe do CREA-MG foi essencial em toda a operação de resgates. “O trabalho realizado pelos técnicos enviados pela instituição foi pautado na busca incansável por salvar vidas com segurança e proporcionar conforto em um momento tão turbulento como foi o que passamos. Sendo assim, é justo e merecido que o Engenheiro Minas – Jeffiter Rodrigues de Oliveira do CREA-MG, responsável pela coordenação da equipe que atuou em Bento Gonçalves, seja homenageado e reconhecido”, finaliza.

O engenheiro Jeffiter Rodrigues de Oliveira participou da sessão ordinária e ocupou a tribuna para deixar uma mensagem aos vereadores. Ele dedicou a moção aos colegas de profissão e demais atuantes nas ações. “O aplauso é a todos aqueles que contribuíram, a todos aqueles que dedicaram horas de vida, horas de família, horas longe de casa. Foram 22 dias aqui atuando. Foram 22 dias de horário só para início, sem horário de final”, destacou.

Jeffiter ainda agradeceu aos servidores públicos e voluntários que atuaram juntamente com os profissionais da geologia, geotecnia, engenharia, bombeiros, militares e demais, além do acolhimento das comunidades onde eram realizados os trabalhos após os graves deslizamentos de terra. “Não só eu, mas como vários outros colegas da engenharia, técnicos, tivemos o prazer de ser recebidos em casas, de portão aberto, de ter um café, um vinho oferecidos, ter uma água oferecida, até mesmo um almoço oferecido”.

De acordo com o profissional, o município segue realizando trocas de informações com o CREA-MG e demais entidades/órgãos sobre questões de prevenção em áreas de risco na parte urbana e interior da cidade. “Esses estudos geológicos, hidrológicos, isso vai fazer com que vocês estejam preparados caso aconteça novamente. Infelizmente, a gente sabe que estamos sujeitos a isso [novas catástrofes], mas se acontecer, que estejam melhores preparados e, obviamente, contarão com todos nós”, comentou. O homenageado explicou que esse trabalho é voluntário e feito com total profissionalismo, reforçando que a cidade sempre terá apoio. “Contem conosco. Estaremos sempre prontos, de portas abertas para vocês”, finalizou.

Os vereadores Paulo Souto (PSDB), Volnei Christofoli (Progressistas), Duda Pompermayer (Progressistas), Moisés Scussel (MDB), Joel Bolsonaro (PL), Edson Rogério Biasi (Progressistas), Gilmar Pessutto (União) e Postal (PL) se manifestaram a favor da moção.

Leia a moção na íntegra: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/32069

 

Fonte / foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores – Lucas Marques