Na quinta-feira, dia 12, foi celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, e para recordar a data, a Secretaria da Saúde, fez uma homenagem aos profissionais da enfermagem que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas unidades de saúde do município, na Estratégia Saúde da Família (ESFs), e na Secretaria de Saúde.
A enfermeira Para Ana Paula Boldrine, que há pelo menos 9 anos atua na UPA, destaca que a data é sinônimo de orgulho e esperança.
“Essa profissão representa muito orgulho pelo trabalho diário, porque tanto enfermeiros, quanto os técnicos, dedicam grande parte do tempo atuando em prol da vida e dos pacientes. Eu diria que é uma profissão que deve ser desempenhada com muito amor, e deve ser muito admirada”.
Ainda nas palavras da enfermeira, um dos momentos mais marcantes de sua vida profissional ocorreu durante a pandemia da Covid-19, quando os profissionais atuaram na linha de frente.
“A pandemia marcou bastante, principalmente pelo fato de termos ficado na linha de frente, sem saber como seria o dia ou o que íamos receber, ainda mais no início da pandemia, quando era muito difícil enfrentar o vírus. A cada dia era uma surpresa. Esse foi um período que representou um grande crescimento profissional e também como ser humano. Nós conseguimos crescer em diversos aspectos, e como equipe a gente se apoiava muito. O coleguismo e trabalho em equipe fez a diferença”.
Atualmente o local conta com 50 enfermeiros que atuam divididos em quatro turnos de trabalho, 24 horas por dia.
A enfermeira Diana Dal Pozzo trabalha há 15 anos na UPA, destes, pelo menos 5 dedicados a enfermagem. Ela também comentou sobre o orgulho que sente da profissão.
“Eu não me vejo em outra profissão, e nós, enfermeiros, vivemos um misto de alegria e também tristeza, porque também vemos muitas famílias sofrendo, não apenas o paciente que muitas vezes está mal e acamado. E eu diria que é muito gratificante ver a cura dos pacientes, de vê-los se recuperando de algum quadro clínico. Essa é uma profissão que nos reserva muitas emoções e por isso é tão fascinante”.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, também destacou sobre a importância do trabalho dos enfermeiros para a garantia de uma saúde de qualidade para todos.
“Esses profissionais fazem a diferença na vida de muita gente, porque estão trabalhando de segunda a segunda, 24 horas por dia, em prol da população, dos pacientes e do bem-estar de todos. No período da pandemia eles mostraram o quão importante é o trabalho que desenvolvem. Nós não conseguimos ter um serviço de saúde de relevância sem termos esses enfermeiros na linha de frente. São um orgulho para todos nós”.
Sobre a data
O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves