Encontro no CIC dá novo passo com a criação do Cedipro Bento+20

A noite desta quinta-feira, 22, foi marcada por mais uma importante etapa visando Bento Gonçalves para os próximos 20 anos. No Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o ex-prefeito de Maringá-PR, Silvio Barros, voltou ao município para compartilhar experiências.

Planejar a cidade que queremos dentro de 20 anos é um exercício de imaginação. E instigar o público que assistiu sua palestra foi a principal estratégia do ex-prefeito de Maringá para forçar a comunidade a se imaginar em 2038 desde já.

Barros testemunhou a rápida evolução de Bento Gonçalves para colocar em prática o plano O Futuro de Minha Cidade, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apresentado em abril pela Ascon Vinhedos. A partir dessa inspiração, o município formatou e vem trabalhando no projeto ‘Bento + 20’, com foco no alinhamento de diretrizes de planejamento para as próximas duas décadas.

CEDIPRO Bento + 20

Após a palestra, o prefeito Guilherme Pasin (PP) assinou o projeto de Lei para criação do Conselho Municipal para Estudos, Diretrizes e Projetos (Cedipro Bento+20). O documento agora será encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

O modelo utilizado é baseado em um Conselho de Maringá-PR. Ele será constituído por representantes da sociedade civil e possuirá Câmaras Técnicas, são elas: urbanização e mobilidade urbana; tecnologia, inovações e atração de investimentos; saúde; segurança; educação; turismo, gastronomia e hotelaria; indústria, comércio e serviços e; agricultura, agroindústria e vitivinicultura.

A coordenação está junto ao engenheiro Milton Milan, que apresentou o trabalho desenvolvido desde o mês de abril em prol do novo Conselho.

“Esse é um conselho que nasce para somar e dividir. Somar os nossos conhecimentos e as perspectivas de futuro e dividir com o poder público como fazer o futuro melhor para Bento”, disse Milan.

O organograma do Cedipro prevê ainda um Plenário – espaço de decisão composto por membros de entidades e do poder público -, um Conselho Consultivo, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva.

O presidente do CIC-BG, Elton Gialdi, disse que é preciso aproveitar o empreendedorismo de Bento para cuidar da cidade e, em parceria com o poder público, impulsionar o município para patamares ainda mais elevados. “Esse é um projeto que merece ser continuado e aperfeiçoado, constantemente, pois a cidade é um organismo vivo, em eterna mutação. Com o envolvimento da sociedade, através das entidades organizadas, e do poder público, temos condições de pensar, planejar e melhorar nossa cidade para os próximos 20 anos. Devemos, todos juntos, estar à frente desse compromisso”, salientou.

O conselho será  composto por 33 membros titulares e suplentes, sendo 29 da sociedade civil organizada e quatro do poder público.

Fonte: Felipe Machado – com informações da Exata Comunicação

 

error: Conteúdo Protegido