Acontece hoje quarta-feira, dia 5 e amanhã quinta, dia 6, o Encontro Estadual dos Aposentados do CPERS no Hotel Dall`Onder, em Bento Gonçalves. Neste ano, participam do evento os delegados escolhidos durante as assembleias regionais dos 42 Núcleos do Sindicato. A etapa estadual é a culminância dos encontros regionais realizados ao longo do ano.
Para os dois dias do evento estão programadas diversas atividades como palestras, análise da conjuntura e apresentações artísticas.
Segundo a presidente do CPERS/Sindicato, professora Helenir Aguiar Schurer, o momento é para organizar os aposentados para uma resistência de retirada de direitos:
“Nós temos já a sinalização do governador eleito que vai ter alteração no plano de carreira, nós precisamos organizar os nossos aposentados para uma resistência de retirada de direitos, porque hoje nós temos nesse plano de carreira paridade entre os aposentados e nos preocupa muito as falas, inclusive nacionalmente, que parece que o aposentado no Brasil é o grande problema”.
A professora também destacou a preocupação em relação a reforma do Ensino Médio, onde as disciplinas obrigatórias serão Português, Inglês e Matemática:
“E quando a gente vê as propostas que se tem para a educação são extremamente preocupantes. Das reformas que estão sendo implementadas e nós já temos escolas piloto no Rio Grande do Sul para a reforma do Ensino Médio, onde teremos como disciplinas obrigatórias só Português, Inglês e Matemática, que tipo de alunos nós estaremos formando? Até hoje a gente teve uma formação global em todas as áreas. Como será? Nós teremos agora alunos ou estudantes de segunda classe, com poucas informações, com pouco conhecimento? Então essa é uma discussão que vai permear também aqui no nosso encontro”
O Encontro também será o palco para a fase final do Desafio da Dança, reunindo os grupos finalistas de cada região. Outro destaque é a Noite da Dança, onde todos os participantes poderão expor suas apresentações. “Será um momento muito rico, onde valorizamos nossos aposentados não só pela sua contribuição para a história do CPERS, mas também pela sua importância como atores do presente, ativos na luta e na construção do futuro”, conta Glaci Weber, diretora responsável pelo Departamento dos Aposentados.
Confira um trecho da palestra da professora Helenir:
Clique na imagem para ampliar:
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família