Uma oportunidade de qualificação com temas que interessam diretamente aos produtores rurais: assim foi o Encontro Estadual de Frutas de Caroço que reuniu cerca de 300 participantes no Salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Pinto Bandeira, nesta sexta-feira, 10, data que abriu a 5ª Festa do Pêssego.
Na pauta temas como a produção de frutas de caroço no Brasil, mercado, fitossanidade, melhoramento genético e rastreabilidade mobilizaram os agricultores que acompanharam painéis com especialistas e puderam trocar experiências.
A realização foi da Asprofruta (Associação dos Produtores de Fruta de Pinto Bandeira), com o apoio de entidades como a Embrapa Uva e Vinho e Embrapa Clima Temperado, Emater/Ascar, Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UCS (Universidade de Caxias do Sul), entre outras.
Com o título de Capital Estadual do Pêssego de Mesa, a qualificação além de trazer benefícios aos agricultores que cultivam a fruta, veio como reforço da busca de padronização e boas práticas para fortalecer ainda mais este status.
Para Marcos Botton, pesquisador e chefe adjunto de Transferência e Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, significa que “todo o Brasil começa a olhar para Pinto Bandeira como importante pólo produtor. Trazer a parte técnica é fundamental para atualização do produtor e a nossa expectativa é que isto se repita por várias vezes”, comentou.
O agrônomo Alexandre Frozza, extensionista da Emater de Bento Gonçalves, que também presta atendimento em Pinto Bandeira, salientou que a “união de um público diversificado debatendo temas que envolvam as frutas de caroço visa melhorar cada vez mais o manejo da cultura para oferecer cade vez mais ao consumidor um produto seguro e de qualidade”, afirmou.
Em um dos momentos do evento, o deputado estadual Sérgio Turra (PP), entregou oficialmente ao presidente da Festa, Daniel Pavan, uma placa como forma de simbolizar Pinto Bandeira com a denominação conquistada em projeto de sua autoria, atendendo um pedido daquela comunidade.
Após a realização do Encontro, ainda na noite desta sexta-feira, ocorreu o protocolo de abertura da 5ª Festa do Pêssego, com a manifestação das autoridades e Comissão Organizadora.
Veja outras imagens do Encontro abaixo:
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Felipe Machado e *colaborou Marlove Perin
Ex-secretária de educação de Bento, Iraci Luchese é a nova coordenadora da 16ª CRE
Natal do Lar do Ancião, de Bento, chega junto com a campanha “Adote um Bom Velhinho”
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO