Encontro em Bento discute revisão do Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030

O Corede Serra (Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra) realizou na tarde desta segunda-feira, 18, nas dependências da UCS em Bento Gonçalves, a segunda reunião microrregional com lideranças para discussão da revisão do Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030.

Sob a liderança da presidente Mônica Mattia, com as boas vindas do prefeito Diogo Siqueira, foi a oportunidade de verificar o andamento de demandas e necessidades nas áreas da saúde, educação, segurança, meio ambiente, economia (agropecuária, indústria, turismo e serviços), infraestrutura logística (rodovias e energia/telecomunicações), habitação e mobilidade.

O principal objetivo da atualização é repassar ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul quais projetos foram executados, aqueles que estão tramitando e até os que não mais serão necessários colocar em prática.

Um dos exemplos envolve às rodovias estaduais, que o avanço das concessões de pedágios para o Polo Rodoviário da Serra, que constava no início da elaboração do documento. A evolução de uma planta industrial de energia com o uso de resíduos urbanos gerados nos municípios da região é outro item que evoluiu em um trabalho encabeçado pelo CISGA, entre outros assuntos.

A agenda desta segunda contou com representantes dos Municípios de Bento Gonçalves, Coronel Pilar, Cotiporã, Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Além do Corede Serra, participam da mobilização a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e Cisga (Consórcio Intermunicipal De Desenvolvimento Sustentável Da Serra Gaúcha). O primeiro encontro foi realizado na sexta-feira, 15, na cidade de Nova Prata, o segundo em Bento, neste dia 18 e o terceiro, será em Caxias do Sul, dia 22.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Foto: Felipe Machado

error: Conteúdo Protegido