Nesta terça-feira, 21, ocorreu o primeiro Encontro do Trade Turístico de Bento Gonçalves de 2023, no Vale dos Vinhedos, Vinícola Cave do Sol. A condução dos trabalhos junto aos empreendedores e representantes de entidades aconteceu por parte do secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
Os números de 2022 foram compartilhados com os presentes em um ano considerado positivo, pois o Destino Turístico de Bento alcançou 1,7 milhão de visitantes, superando os 1,4 milhão do ano anterior. Outro importante dado refere-se ao tempo de permanência do visitante na cidade, 3,021 dias, mais do que 3,04 de 2021.
“Foi uma retomada pós-pandêmica e percebemos que o turismo voltou a se reencaixar dentro da própria sazonalidade”, comentou.
Houve casos de diminuição de fluxo em novembro e dezembro principalmente do turista particular, mas grupos continuaram frequentando a região.
O Bento em Vindima encerrou em 19 de março e também há um período de avaliação. “Iniciamos com os Filós da Vindima que a população gostou, além do Desfile o Mundo do Vinho, o Jantar das Estrelas e outros eventos onde todos participaram juntos”, disse ainda.
Rodrigo despede-se da função de Secretário depois de 5 anos e três meses e comunicou a todos os participantes. O novo titular da pasta deverá ser anunciado pela Prefeitura nos próximos dias.
A reunião do trade teve ainda a apresentação da proposta que está em discussão para uma Câmara Setorial do Trabalho Sazonal, pelo presidente do COMTUR, Marcos Giordani; do livro 30 anos do Roteiro Caminhos de Pedra, pela presidente da Rota, Alice Menoncin; e do projeto de gastronomia desenvolvido na Cave do Sol em parceria com a UCS, pelo sub-reitor, Fabiano Larentis.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor