Nesta terça-feira, 21, ocorreu o primeiro Encontro do Trade Turístico de Bento Gonçalves de 2023, no Vale dos Vinhedos, Vinícola Cave do Sol. A condução dos trabalhos junto aos empreendedores e representantes de entidades aconteceu por parte do secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
Os números de 2022 foram compartilhados com os presentes em um ano considerado positivo, pois o Destino Turístico de Bento alcançou 1,7 milhão de visitantes, superando os 1,4 milhão do ano anterior. Outro importante dado refere-se ao tempo de permanência do visitante na cidade, 3,021 dias, mais do que 3,04 de 2021.
“Foi uma retomada pós-pandêmica e percebemos que o turismo voltou a se reencaixar dentro da própria sazonalidade”, comentou.
Houve casos de diminuição de fluxo em novembro e dezembro principalmente do turista particular, mas grupos continuaram frequentando a região.
O Bento em Vindima encerrou em 19 de março e também há um período de avaliação. “Iniciamos com os Filós da Vindima que a população gostou, além do Desfile o Mundo do Vinho, o Jantar das Estrelas e outros eventos onde todos participaram juntos”, disse ainda.
Rodrigo despede-se da função de Secretário depois de 5 anos e três meses e comunicou a todos os participantes. O novo titular da pasta deverá ser anunciado pela Prefeitura nos próximos dias.
A reunião do trade teve ainda a apresentação da proposta que está em discussão para uma Câmara Setorial do Trabalho Sazonal, pelo presidente do COMTUR, Marcos Giordani; do livro 30 anos do Roteiro Caminhos de Pedra, pela presidente da Rota, Alice Menoncin; e do projeto de gastronomia desenvolvido na Cave do Sol em parceria com a UCS, pelo sub-reitor, Fabiano Larentis.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras