Até está quinta-feira,05, Bento Gonçalves recebe a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, e Reunião do Conselho do Mercado Comum.
O encontro, realizado no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos contará com a presença do presidente do Brasil Jair Bolsonaro, presidente da Argentina Mauricio Macri, presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez, vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, Chancelers do Chile e da Guiana. Além de representantes do Suriname, Peru, Colômbia, Equador e da Bolívia, um dos mais antigos estados associados do Mercosul. A Venezuela encontra-se com seus direitos e obrigações suspensos.
O Ministério de Relações Exteriores está em contato com a Prefeitura de Bento Gonçalves e os demais órgãos que estarão envolvidos no encontro, há alguns meses. A expectativa é de que 3 mil pessoas estejam na cidade para o evento, entre chefes de Estado, ministros, assessores, agentes de segurança e imprensa. Desde segunda-feira, 02, já estão sendo realizadas reuniões com Ministros e representantes dos Estados Parte.
Nesta quarta-feira, 04 será realizada a Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), que antecede a Cúpula. O encontro reúne Ministros e Chanceleres com objetivo de adiantar as negociações, acordos e resultados. Entre os acordos a serem discutidos estão o do reconhecimento de indicações geográficas, ou seja, isso significa que poderão comercializar mercadorias com esses nomes somente se tiverem sido produzidas nestas regiões do Brasil, como o vinho do Vale dos Vinhedos.
A 55ª Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados será realizada no dia 05 de dezembro, na parte da manhã. Os países do MERCOSUL equivalem à quinta economia do mundo. Desde sua fundação, as trocas comerciais do agrupamento multiplicaram-se quase dez vezes: de US$ 4,5 bilhões, em 1991, para US$ 44,9 bilhões, em 2018.
Bloqueio no trânsito
Nos dias 04 e 05 de dezembro o trânsito estará bloqueado nas proximidades do Hotel e Spa do Vinho e Vinícola Miolo.
Moradores de Monte Belo do Sul e Santa Tereza também devem utilizar rota alternativa para acesso ao Município entrando por Santa Lúcia e acessando o 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos.
Forças de segurança monitoram os locais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Ascom arquivo
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária