Evento conta com uma programação que tem como temas o Cadastro Único e programas de transferência de renda como o Bolsa Família
Nesta terça-feira (02), ocorreu na Fundação Casa das Artes a abertura a 62ª edição do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (FONACEAS) e a Reunião Ampliada Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social do RS. Com o foco de debater as políticas públicas do setor, o evento conta com uma programação que tem como temas o Cadastro Único e programas de transferência de renda como o Bolsa Família.
Estiveram presentes na abertura a Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Margareth Alves Dallaruvera; Presidente do CEAS, Maria Lopes; Secretário-adjunto de Desenvolvimento Social do Estado Rio Grande do Sul, Gustavo Saldanha; Presidente do FONACEAS, Rodrigo Alves da Silva; o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, Eduardo Virissimo; e a presidente Conselho Municipal da Assistência Social de Bento Gonçalves, Luciana Marion Fagundes da Silva.
O Secretário Eduardo Virissimo destacou sobre os benefícios que o evento traz para a área. “As palestras, as reuniões, o evento como um todo, resultam num melhor atendimento. Os gestores maiores precisam da comunicação, dos conselhos, das pessoas que trabalham na ponta. Aqui em Bento a gente tem feito o máximo possível para poder se comunicar com as pessoas que atuam diretamente com o nosso usuário, fazendo com ele tenha sua voz através de vocês que são os representantes maiores de cada município, de cada gestão da Assistência Social”.
O presidente do FONACEAS salientou sobre a atuação do mesmo para construção de uma realidade mais justa. “O FONACEAS é um espaço que articula todos os conselhos estaduais. Então, é um espaço de escuta, de construção coletiva, de reverberação do que pensam os conselhos estaduais. Nós reconhecemos que o Conselho Nacional é o espaço da representação da política de Assistência Social como a lei prevê, mas o FONACEAS que colabora com o Conselho para a construção e aproximação do Conselho Nacional com os estaduais. É um espaço de contribuição, construção coletiva, de articulação, de mobilização da sociedade para a construção da política pública do setor para o Brasil”.
Programação
02 de abril de 2024 – Terça-Feira
*A programação já havia encerrado no momento da publicação desta matéria
03 de abril de 2024 – Quarta-Feira
08h30 Acolhida
09h Reunião por regiões (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul)
Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social – FONACEAS
E-mail: mesa.fonaceas@gmail.com – https://fonaceas.com.br/
12h Intervalo: Almoço
14h Painel: A atuação dos Fóruns como estratégia democrática e participativa no SUAS
Fórum Nacional dos Trabalhadores (FNTSUAS) – Ana Lúcia Soares
Fórum Estadual dos Trabalhadores (FETSUAS)
Fórum Estadual dos Usuários (FUSUAS)
Fórum Estadual das Entidades
15h30 Espaço para Debate
16h Intervalo: Coffee Break
16h30 Relatos das reuniões por regiões
18h Encerramento
04 de Abril de 2024 – Quinta-feira
08h30 Acolhida
09h Oficinas de Resoluções do CNAS (Até o limite de duas oficinas)
12h Intervalo: Almoço
14h Relato das oficinas
15h Painel: Relatos da experiência de participação do FONACEAS na 13ª Conferência Nacional e os encaminhamentos
16h Mesa Coordenadora do FONACEAS – Carta de Bento Gonçalves / RS e Encaminhamentos
18h Encerramento
05 de abril de 2024 – Sexta-feira
09h Acolhida
09h30 Homenagens e Agradecimentos
12h Encerramento (Almoço Comemorativo)
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Universidade de Caxias do Sul forma a primeira turma da graduação em Viticultura e Enologia
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com vagas de estágio em diversas áreas e bolsas que podem chegar a R$ 1,5mil
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura