Comunicar, de forma clara e eficaz, a agenda estratégica do governo para a população. Explicar as medidas que estão sendo tomadas e o impacto de cada uma na vida das pessoas. Dialogar com todos os lados da sociedade, mostrando que o momento não é de ruptura, e sim de evolução. Estas foram algumas das ideias centrais debatidas no 1º Encontro de Comunicação, o Pensar_Com, organizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), nesta quinta-feira (7), no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Na abertura, a secretária Tânia Moreira disse que o evento é uma grande reunião para alinhar o trabalho entre os jornalistas da Secom, os assessores de imprensa das outras pastas e os próprios secretários. “A estratégia começa por dentro, mas depois segue para a comunicação divulgá-la. A comunicação tem de ser completamente alinhada. Repórteres, editores, assessores de imprensa das secretarias, equipe de mídias sociais, assessores de imprensa do governador, enfim, todos. Inclusive os secretários, a parte política do governo. O nosso papel é que os gestores compreendam que os seus jornalistas estejam cada vez mais bem informados sobre as políticas públicas. E só vamos conseguir esse alinhamento se todos tivermos o mesmo entendimento”, explicou Tânia.
Painel sobre Comunicação Pública
Um dos momentos mais movimentados do evento foi o painel com jornalistas de veículos de comunicação da capital e do interior. A finalidade, de acordo com a secretária, foi ouvir as críticas e sugestões de quem tem função de passar a informação para o grande público. “Ouvir formadores de opinião demonstra que a nossa maior preocupação é com o cidadão lá na ponta, porque ele tem de receber a nossa mensagem”, afirmou. Todos os convidados concordaram que o setor da comunicação pública precisa tratar os veículos de forma igual e com a maior agilidade possível.
No fim do painel, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior se juntaram aos participantes. Leite agradeceu a presença dos jornalistas e defendeu uma imprensa totalmente livre e também responsável.
“Eu defendo uma imprensa livre para criticar e ser criticada. Defendo lealdade e transparência nas nossas relações. Isso é muito importante. O meu grande interesse é construirmos um ambiente para conduzirmos este Estado para um destino melhor. E isso também envolve aqueles que comunicam a população. Não quero que nada do nosso governo escape às críticas, apenas me refiro a uma agenda leal com a imprensa”, disse o governador.[
Alinhamento com secretarias
Na parte da tarde, o encontro começou com a apresentação do diretor de Jornalismo, Alexandre Elmi. “É um compromisso nosso discutir o alinhamento estratégico com as assessorias para pensar melhor como o conteúdo será compartilhado pelo governo do Estado”, afirmou.
Também fizeram apresentações o coordenador do Núcleo de Redes Sociais, Eduardo Anneter, os diretores de imprensa do governador, Juliano Rodrigues e Renan Arais, os produtores de conteúdo da agenda do governador, Fernando Alencastro e Isadora Orlandi, o secretário-executivo do Gabinete do Governador, Luciano Machado, e o diretor de Publicidade, Ricardo Gomes. Após cada painel, os jornalistas fizeram perguntas, aprofundando os temas discutidos. No fim do encontro, a diretoria da Secom também se reuniu com os secretários de Estado.
IGP identifica vítima da enchente às margens do Rio Taquari por meio da genética forense
Aapecan Bento Gonçalves lança campanha “Adote um Ingrediente” para a 5ª Feijoada Solidária
TCE firma compromisso com a Primeira Infância de Bento durante o Erco