Mais de 120 jovens participam da rodada de Encontro da Juventude Rural nesta segunda-feira, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, com a presença do Srº Joel Castañy, referência do Cooperativismo na França. Eles são filhos de agricultores, produtores rurais sócios de Cooperativas e/ou Sindicatos de cidades da Serra como: Nova Pádua, Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Cotiporã e São Valentim do Sul.
O objetivo é propor uma reflexão sobre o cenário atual e o futuro da agricultura familiar, e também pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
De acordo com o diretor executivo da Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do RS), uma das entidades promotora do encontro, “queremos estabelecer uma relação do movimento dos jovens agricultores. Esta experiência está sendo rica e o que mais nos deixa preparados é a continuidade do trabalho”.
Tanto que dia 22 de novembro ocorrerá junto as comemorações dos 65 anos da Fecovinho, uma ação envolvendo os jovens. O próximo ano terá ainda intercâmbios entre países, acampamento da juventude e em julho a Jornada Víticola, como primeira etapa.
Além da organização da Fecovinho, estão envolvidos Comissão Interestadual da Uva – CIU e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS. As ações com a juventude rural ocorrem desde 2013, através do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, com o intuito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo, produtor de alimentos.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor