Mais de 120 jovens participam da rodada de Encontro da Juventude Rural nesta segunda-feira, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, com a presença do Srº Joel Castañy, referência do Cooperativismo na França. Eles são filhos de agricultores, produtores rurais sócios de Cooperativas e/ou Sindicatos de cidades da Serra como: Nova Pádua, Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Cotiporã e São Valentim do Sul.
O objetivo é propor uma reflexão sobre o cenário atual e o futuro da agricultura familiar, e também pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
De acordo com o diretor executivo da Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do RS), uma das entidades promotora do encontro, “queremos estabelecer uma relação do movimento dos jovens agricultores. Esta experiência está sendo rica e o que mais nos deixa preparados é a continuidade do trabalho”.
Tanto que dia 22 de novembro ocorrerá junto as comemorações dos 65 anos da Fecovinho, uma ação envolvendo os jovens. O próximo ano terá ainda intercâmbios entre países, acampamento da juventude e em julho a Jornada Víticola, como primeira etapa.
Além da organização da Fecovinho, estão envolvidos Comissão Interestadual da Uva – CIU e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS. As ações com a juventude rural ocorrem desde 2013, através do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, com o intuito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo, produtor de alimentos.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS COM MANDADO DE PRISÃO NO VILA NOVA, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE ESTRANGEIROS POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA
GUARDA MUNICIPAL PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS NO ESPLANADA, EM CAXIAS DO SUL