Encontrados focos de escorpiões em bairros de Farroupilha

Verão é sinônimo de calor, praia, férias e diversão. Mas também é a época de problemas recorrentes: escorpiões, ratos, baratas e mosquitos, as conhecidas pragas urbanas.

As chuvas e o calor próprios desta estação estão aumentando exponencialmente os problemas com escorpiões. Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes com este animal têm crescido e apenas em 2018 foram registrados mais de 141 mil casos no Brasil.

Em Farroupilha, até o momento não foi registrado nenhum caso de pessoa picada por escorpião. Mas, nos últimos meses, foram verificados focos nos seguintes locais: três focos no bairro Medianeira, dois no Monte Pasqual, dois focos no bairro Industrial e um no Centenário.

Os escorpiões capturados nesses locais são da espécie Tityus costatus de coloração marrom-amarelada apresentando três faixas longitudinais no dorso, ou dorso preto, apresentam tamanho médio entre 5 e 7 cm. Dentre as espécies de escorpião, este é o considerado menos venenoso.

Mas a população deve estar atenta para o aparecimento de outras espécies, visto que o aparecimento dessa espécie representa que existem condições favoráveis para a proliferação de escorpiões em nosso município. Os fatores que atraem o escorpião são a umidade, aglomeração de entulhos, restos de construção e acúmulo de lixo, ambientes propícios para se abrigarem. Eles podem migrar de uma área para outra escondidos em cargas de madeira, hortifrutigranjeiros, embalagens de papelão e entre outros.

Caso alguém encontre alguma espécie de escorpião no pátio ou local de circulação, é importante que encaminhe para análise na Vigilância Epidemiológica (localizada na Rua Ulderico Cesare Lodi, 252 Centenário). Orienta-se para levar o escorpião morto em um frasco fechado para evitar possíveis acidentes no manuseio.

 

Fonte: Prefeitura de Farroupilha

error: Conteúdo Protegido