Na tarde desta sexta-feira, dia 1º de novembro, a Força Tarefa do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), da Superintendência de Serviços Penitenciário (SUSEPE) que atuou no processo de desocupação total do Presídio Estadual de Bento Gonçalves e na ocupação e operação inicial da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves encerrou suas atividades.
Na oportunidade o agente penitenciário Edson Neves, Coordenador da Força Tarefa e Diretor da Penitenciária repassou a administração através da conclusão da transição que durou uma semana ao agente Volnei Zago e sua nova equipe de Atividade de Segurança e Disciplina (ASD).
Durante este período de trinta dias da ocupação e operação inicial não foi necessário a realização de nenhum disparo com munição menos letal ( antimotim), ou utilização de dispositivo elétrico (tazer ou spark), nem foi necessário o uso moderado, progressivo e legal da força.
Foi entregue a Penitenciária a nova administração com todos os setores funcionando plenamente e com trabalho prisional, educação prisional e assistência religiosa em pleno e satisfatório andamento, e com a saúde prisional encaminhada junto ao município.
As atividades foram encerradas com a remoção dos últimos apenados totalizando o seguinte efetivo na nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves:
Internas 21
Homens 364
Total: 385 internos
Foi realizada a conferência nominal de todos os internos em conjunto, conferido armamento e munição, controle de estoque e almoxarifado e toda e qualquer questão administrativa, dando por concluída a missão a Força Tarefa do DSEP deixou a Penitenciária as 15h30 minutos.
Dois apenados foram transferidos para o Presídio estadual de Nova Prata.
Fonte: Susepe
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul