Alan Prudêncio, do Duo Cavatappi, destaca que o grupo nasceu com o intuito de explorar um pouco mais o repertório italiano.
“Geralmente o público da nossa região ouve canções folclóricas que o imigrante trouxe do Vêneto, que são lindas e contam sua história até aqui. Mas eu e meu colega João Carlos sentíamos que havia espaço para músicas de outras regiões da Itália, tanto do lado folclórico quanto do lado romântico. Então formamos a Cavatappi, que faz leituras próprias de canções cantadas e instrumentais, ao som do bandolim napolitano e acordeon”.
O organizador e coordenador do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, Sandro Giordani, destaca que “valorizar nossas origens, manter nossos saberes e propiciar a preservação de nossas memórias é a base das nossas ações norteadoras. Vemos a necessidade de fomentar a cultura e saberes no dia a dia, nos encontros culturais nas comunidades e para turistas e visitantes, principalmente apoiando as iniciativas do dia a dia”
O Secretário de Cultura, Evandro Soares, ressalta que “a programação apresentou nomes clássicos de nossa Bento Gonçalves com novos nomes como o Duo Cavatappi e o Leonardo Rossatto. Isso demonstra a preocupação destes artistas de continuar exercendo artisticamente o que é a música folclórica e tradicional italiana preservando e difundindo uma cultura secular que está nas raízes de nossa Bento Gonçalves”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SECULT
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves