O espetáculo terminou com a queima de fogos de artifício, atrás da cruz, para celebrar o anúncio da Ressurreição, onde Jesus Ressuscitado aparece a Maria Madalena
Mais de 2,5 mil pessoas acompanharam a 24ª edição da tradicional Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na noite da Sexta-Feira Santa, 29 de março. O evento contou, ainda, com 116 atores voluntários, inclusive de outras cidades e Estados, que interpretavam os principais personagens presentes nos últimos minutos de Jesus antes de sua paixão. O evento contou com o apoio da Brigada Militar, da Guarda Civil Municipal, e da Secretaria Municipal da Saúde.
O evento iniciou na gruta do Ceará da Graciema, onde o pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Pedro Carissimi, abençoou a Encenação, seus participantes e a marcela. Após um minuto de silêncio em homenagem aos participantes já falecidos, alunos do colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, fizeram uma breve apresentação sobre a amizade social, tema da Campanha da Fraternidade de 2024, e convidando a todos a darem um abraço em quem estava ao seu redor.
Em seguida, aliado com recursos de som e luz, iniciou-se a Encenação, a partir do relato da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, a traição de Judas, a negação de Pedro, e a condenação de Jesus.
Na sequência, formou-se uma procissão pela Rodovia RS-444 até o Morro da Antena, onde, num momento de profunda oração, meditou-se o caminho da cruz, a Via Sacra. Já em cima do morro, aconteceu a encenação da crucificação de Jesus, a entrega de seu corpo à Virgem Maria, e seu sepultamento.
O espetáculo terminou com a queima de fogos de artifício, atrás da cruz, para celebrar o anúncio da Ressurreição, onde Jesus Ressuscitado aparece a Maria Madalena.
Nesta edição da Encenação foram recebidas doações de alimentos, os quais serão destinados a Cáritas da Paróquia Cristo Rei para auxílio às pessoas necessitadas.
Com informações do seminarista Lucas Marcarini
Créditos das imagens: Vinni Maciel/O Vale News | Pascom Paróquia Cristo Rei
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves