Pela 22ª vez – e a primeira desde 2019 –, ocorreu no Vale dos Vinhedos a Encenação da Paixão de Cristo. A encenação que protagonizou atores amadores e teve a organização da empresa DWR Som e Luz Produções Culturais, teve início na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Comunidade Ceará e o ponto culminante, no topo do Morro da Antena.
Na cerimônia, iniciada às 19h, foi dada vida aos derradeiros e centrais momentos da trajetória de Cristo, percorrendo desde sua prisão no Monte das Oliveiras, passando por seu martírio até a crucificação e chegando ao momento glorioso da ressurreição.
Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas na apresentação do espetáculo e levaram ao público presente uma experiência centrada em oferecer toda a dramaticidade que a data carrega.
Cenários, efeitos sonoros e iluminação especial, acompanhados de uma narração para melhor contemplação dos fiéis, ajudaram a dar tintas verdadeiras ao momento crucial da vida de Jesus – e, por consequência, de todo seu rebanho que se formou a partir de então em todo o mundo. Outro apoio cênico foram as canções entoadas pela soprano Franceli Zimmer, que fez uma participação especial durante o evento.
A encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos recriaou momentos que, além da intrínseca ligação religiosa, são imprescindíveis para entender a própria história da humanidade. Foram representados no espetáculo, a última ceia de Jesus com os apóstolos e o recebimento da coroa de espinhos e da cruz, com a qual Ele atravessa as estações do Calvário até, finalmente, ser crucificado.
Os episódios foram tão marcantes que dividiram o mundo de maneira cronológica, estabelecendo eras antes e depois de Cristo, dando origem aos mais de 2 mil anos de devoção em torno de seu nome. Mas se esses momentos simbolizam todo o martírio de Jesus, eles também são carregados de expectativas. E é com a glória da ressurreição que a encenação da Paixão de Cristo se encerrou, em um momento de júbilo e emoção, para mostrar ao mundo que, acima de tudo, a esperança em dias melhores sempre está ao alcance de todos.
A 22ª edição da Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos contou com o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do RS (LIC/ RS), realização da DWR Som e Luz Produções Culturais e patrocínio de CENCI PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DAS PESSOAS NO TRABALHO.
Imagens: Rádio Difusora
Deputado Pasin defende implantação do sistema antigranizo na proteção da uva e outras culturas no RS
Secult está com inscrições abertas para as oficinas itinerantes
Com recuperação da agropecuária, Estado registra aumento de 4,9% no PIB em 2024