Pela 22ª vez – e a primeira desde 2019 –, ocorreu no Vale dos Vinhedos a Encenação da Paixão de Cristo. A encenação que protagonizou atores amadores e teve a organização da empresa DWR Som e Luz Produções Culturais, teve início na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Comunidade Ceará e o ponto culminante, no topo do Morro da Antena.
Na cerimônia, iniciada às 19h, foi dada vida aos derradeiros e centrais momentos da trajetória de Cristo, percorrendo desde sua prisão no Monte das Oliveiras, passando por seu martírio até a crucificação e chegando ao momento glorioso da ressurreição.
Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas na apresentação do espetáculo e levaram ao público presente uma experiência centrada em oferecer toda a dramaticidade que a data carrega.
Cenários, efeitos sonoros e iluminação especial, acompanhados de uma narração para melhor contemplação dos fiéis, ajudaram a dar tintas verdadeiras ao momento crucial da vida de Jesus – e, por consequência, de todo seu rebanho que se formou a partir de então em todo o mundo. Outro apoio cênico foram as canções entoadas pela soprano Franceli Zimmer, que fez uma participação especial durante o evento.
A encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos recriaou momentos que, além da intrínseca ligação religiosa, são imprescindíveis para entender a própria história da humanidade. Foram representados no espetáculo, a última ceia de Jesus com os apóstolos e o recebimento da coroa de espinhos e da cruz, com a qual Ele atravessa as estações do Calvário até, finalmente, ser crucificado.
Os episódios foram tão marcantes que dividiram o mundo de maneira cronológica, estabelecendo eras antes e depois de Cristo, dando origem aos mais de 2 mil anos de devoção em torno de seu nome. Mas se esses momentos simbolizam todo o martírio de Jesus, eles também são carregados de expectativas. E é com a glória da ressurreição que a encenação da Paixão de Cristo se encerrou, em um momento de júbilo e emoção, para mostrar ao mundo que, acima de tudo, a esperança em dias melhores sempre está ao alcance de todos.
A 22ª edição da Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos contou com o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do RS (LIC/ RS), realização da DWR Som e Luz Produções Culturais e patrocínio de CENCI PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DAS PESSOAS NO TRABALHO.
Imagens: Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves