Desde o ano passado, a rede pública de ensino vivencia uma nova etapa em sua história. Os Anos Finais da EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz passaram a utilizar os espaços da Universidade de Caxias do Sul em uma parceria inédita em prol da educação de Bento Gonçalves. A EMTI, que já era uma referência por ser de tempo integral, potencializou seu planejamento pedagógico que se integrou aos espaços físicos da UCS. Atualmente, o educandário possui aproximadamente 300 alunos de Anos Finais experimentando e usufruindo dos benefícios de estarem no espaço da Universidade, construindo conhecimentos mediados por seus professores e equipe diretiva.
Para além dos seus diferencias, a EMTI São Roque/UCS promove uma vida escolar única, repleta de experiências significativas que transformam o fazer pedagógico em aprendizagens para a vida. Neste sentido, destaca-se uma jornada diária de nove horas. O aluno não fica somente em uma única sala tradicional. Na escola o dia letivo é dividido em nove momentos, oito períodos letivos e um período de descanso. Sendo que nas trocas de períodos quem troca de sala é o aluno conforme o horário de aula do dia, as salas temáticas.
A EMTI São Roque/UCS é um projeto pioneiro no ensino em Bento Gonçalves e dentro do seu planejamento pedagógico traz um corpo docente que traz profissionais com pós-graduação, mestrados e/ou que estão mestrandos.
A supervisora pedagógica Maria do Carmo Postal Rizzardo comenta que são os professores, através de suas experiências acadêmicas e formação continuada, com ideias inovadoras que contribuem para o destaque do trabalho pedagógico. “Eles trazem consigo uma bagagem de conhecimento e colocam amor e entusiasmo em tudo que fazem e os alunos constroem uma base de conhecimento e se espelham nesses professores”.
Essa base sólida docente também se expressa nos espaços físicos. Na escola tem salas temáticas de Língua Portuguesa, Matemática/Pensamento Matemático, Geografia, Artes, História, Ciências, Língua Inglesa, Musicalidade, Estufa, Sala de Jogos, Ginásio, sala de Educação Física.
Conforme a diretora Andreza “a escola de Tempo Integral exige uma dinâmica diferenciada para que os alunos não percam o interesse e o entusiasmo no processo de ensino de aprendizagem, nesse sentido as salas temáticas são fundamentais”.
Para a professora de Língua Portuguesa, Daniela Marcon, no educandário desde 2017, as salas temáticas “são mais fáceis de se trabalhar. Nosso ambiente é personalizado com o material dos alunos, coisas da disciplina, dicas. São coisas que facilitam muito o nosso processo de aprendizagem”.
Pensamento compartilhado com Cristiane Ferrari Rizzi, professora de Matemática “no âmbito da Matemática hoje o aluno tem contato como nove períodos de aula, sete de Matemática e dois de Pensamento Matemático, que trabalha a questão de raciocínio com o lúdico, jogos e tecnologia. A sala temática, além de auxiliar no que diz respeito aos materiais que lá contém, auxilia com relação ao movimento do aluno nesse espaço. Podemos proporcionar atividades diferenciadas e diversificadas com metodologias ativas de ensino”.
César Augusto Reginatto Cremonesi está no 9º ano e tem como matérias preferidas História, Educação Física e Geografia. “Entrei no oitavo ano. É uma escola muito boa por ser de turno integral. É cansativo, mas torna uma preparação não só para os estudos, mas para uma faculdade, para a vida. As salas temáticas são todas de bom uso, materiais muito bons. Eu nunca tinha visto nada com salas temáticas e é muito legal, especialmente as aulas Musicalização e de Artes que são as que mais interagem com nós”.
A aluna Gabriela Franquini Gamber tem como matérias preferidas Matemática, Educação Física e Artes e também está no 9º ano. Ela ressalta que “é uma escola muito boa, das melhores do município em questão de estudo. Eu estou na escola desde pequena, tenho uma ligação muito forte com os meus colegas, professores e o pessoal da direção. A aula de Musicalização é muito boa. Eu toco violão e canto desde pequena”.
E um dos diferenciais da EMTI São Roque/UCS é ter uma Sala de Musicalização. O espaço possui instrumentos como guitarra, bateria, percussão, flauta, entre outros. O professor Cleber Mazzochin Cúnico destaca sobre a presença da música na vida do aluno. “A importância é enorme. Eu como professor e como músico considero a música como uma linguagem única que pode ser utilizado em questões psicomotoras, socialização, memorização, respeitos de valores e de respeito. A questão de esperar o colega tocar, ouvir, ouvir uma harmonia, uma melodia, um tema de filme. Isso faz com que o aluno cresça mais crítico. E aqui a Arte é elevada para o primeiro plano aqui na escola”.
Os alunos têm como repertório folclore, músicas do Nordeste, gaúchas, temas de filmes. “Procuro arranjar as músicas e editar de maneira que eles consigam tocar. Eles enxergam que a música pode ser executada com outros instrumentos que não os convencionais”, comenta Cúnico.
A diretora Andreza Peruzzo destaca “que a parceria é sucesso graças ao empenho de cada profissional e a confiança que a comunidade escolar deposita no trabalho realizado pela escola”.
Para a Secretária de Educação Adriane Zorzi “a diversidade na oferta de atividades pedagógicas nessa escola e a sua inserção no espaço da universidade garantem que o tempo vivido pelos alunos seja repleto de descobertas, aprendizagens e oportunidades.”
Na última segunda-feira, 31 de julho, o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira esteve junto com vereadores acompanhando o retorno às aulas no local.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
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