Um grupo de 41 empresários gaúchos participaram de ação conjunta entre os projetos moveleiros e de design do Sebrae RS no Estado de São Paulo. A missão especial, que ocorreu entre 11 e 13 de julho, teve como programação visita técnica ao Instituto Mauá, entrada na Mostra Casa Cor SP e na ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira.
A ação teve grande repercussão entre os empresários que, além de materiais e tendências, valorizaram a conexão e a troca de experiências entre todos os envolvidos. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae RS, Aldoir de Morais, a missão foi pensada, justamente, para atualizar os empreendedores. “Organizamos a programação da viagem para contemplar uma visão ampla da cadeia moveleira, iniciando pelos conceitos da academia, passando pelo maquinário e tecnologias, até chegar às aplicações do produto final e tendências de consumo”, descreve.
Durante a viagem, o grupo teve acesso às instalações do Instituto Mauá de Tecnologia, onde puderam conhecer os laboratórios de engenharia, administração e design, e ainda participaram de uma palestra com o designer e consultor Marcos Batista. “O mais interessante foi proporcionar aos empresários participantes do evento a oportunidade de aprender sobre como a inovação gera novas percepções e aplicações do design, e perceber a importância relevante da conexão da universidade com a indústria e o mercado consumidor, relata o gestor.
Ainda em São Paulo, os empreendedores visitaram a Mostra Casa Cor SP e viram, em primeira mão, as tendências de arquitetura, decoração e mobiliário. No último dia, foi a vez da ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, onde foi possível conhecer os lançamentos em ferragens, acessórios, maquinários e matérias-primas.
Para Darlan Boni, sócio administrador da Prevalenzza Mobiliário, da cidade de Carlos Barbosa, participar da missão foi uma experiência enriquecedora. “Conhecer o Instituto Mauá foi muito importante para ter um pouco de aprendizagem sobre o trabalho realizado por profissionais das ideias. A palestra do Marcos foi gratificante porque ele descreveu uma visão diferente de como os processos vão mudando e como nós temos que acompanhar a dinâmica para não ficar para trás”, disse. Sobre a exposição Casa Cor, Boni avalia que foi um momento para abrir o leque de tendências. “Podemos agregar em nossos produtos o valor do design. Os ambientes da mostra também apresentam itens diferenciados para indústria moveleira, assim como maquinários”, descreve animado.
Participaram da missão empresários dos projetos Design Sinos Móveis, Design Madeira e Móveis – Serra, Qualificar os Profissionais Criativos no RS e Indústria Moveleira do Vale do Taquari – VTRP.
Confira a lista dos participantes:
3F1B Móveis Estratégicos
A E C Com. de Mat Ele Ltda – ME
Almeida Estofados
Amma Design
Bertolucci Cor. Seg. Ltda – ME
BJG Móveis
Braun Móveis
Brocker & Reis Ltda – ME
Ceccato Decor.
Cristal Pedras
Dal Ponte Arquitetura Ltda
Eliane C Freitas Pinto Arq – ME
Esquadrias Moschetta
Esquadrias Sartori
Farm Home
Ki-Arte Moveis Ltda ME
Loft Design
M Hoff Construções Ltda – ME
Marques E Marques
MG Expositores Ltda
Móveis Barbosense Ltda
Móveis Bohrer
Móveis Delucci
PALMAQ
Prevalenzza Mobiliário
Primo Móveis
Reeps. Ind. Com. Móvart. Decor.
Romajo Móveis Ltda
Selff Design
Sinduscom VT
Sofamax Móveis Ltda
Vivare
Ziliotto Móveis
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor