Com sede em Caxias do Sul, a IBC comercializa produtos em todo o território nacional e exporta para países das Américas do Sul e Central. Em 2023, a companhia planeja aumentar sua produção e estuda abrir novos mercados internacionais, sem perder a preocupação com a sustentabilidade
No aquecimento para as comemorações dos 30 anos de fundação, a IBC Borrachas já celebra os bons resultados de 2022. A empresa caxiense, que completa três décadas em 2023, tem previsão de fechar este ano com expansão de aproximadamente 15% nas comercializações. Em 2021, a companhia teve o melhor faturamento de sua história, com alta de 33%.
A IBC Borrachas também prepara novidades como o lançamento de um novo sistema on-line para a comercialização de seus produtos. A ideia é oferecer mais um canal de comunicação, proporcionando mais facilidade e agilidade aos seus clientes. A inovação já está disponível no site da empresa.
Com atendimento exclusivo para pequenos e médios negócios, a IBC é especialista em perfis de borracha esponjosos, maciços, guarnições extrusadas e perfis autoadesivados. O portfólio da companhia é composto por cerca de 3 mil itens, com lançamento médio de 15 novos produtos por mês. Os perfis de borracha são utilizados em diversos segmentos, como caminhões/furgões, ônibus, equipamentos agrícolas, indústria naval, construção civil, entre outros.
O gerente de Vendas da empresa, Gilmar Barcarol, conta que, ao contrário de muitos negócios que sofreram com as dificuldades econômicas durante as restrições da Covid-19, a empresa caxiense expandiu as operações, chegando a produção mensal recorde de 50 toneladas. Para 2023, a expectativa é abrir o segundo turno de fabricação e aumentar o volume produzido. Atualmente, a equipe é composta por 50 colaboradores diretos.
“Na pandemia criamos oportunidades. Apresentamos novos produtos ao mercado e passamos a vender para outros setores. É uma receita que deu certo. Somos uma empresa capitalizada, com um ótimo estoque de matéria-prima. Isso possibilita que a gente supra as necessidades de fornecimento de borrachas e entregue o pedido com muita agilidade, dentro de, no máximo, sete dias úteis. Na IBC, a entrega dentro do prazo é sagrada e faz parte da nossa Política a Qualidade, assim como ao longo dos anos temos mantido as características e a confiabilidade do produto”, afirma.
Aproximadamente metade da comercialização da marca é feita através de 200 distribuidores espalhados pelo Brasil As borrachas da IBC são vendidas em todas as capitais brasileiras, sendo os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina os principais destinos, com 50% de participação. Os produtos também são exportados para o Uruguai, Paraguai, Chile e Panamá. Para o próximo ano a empresa estuda ampliar a atuação para outros continentes, como África, Ásia e Europa.
Sustentabilidade e segurança
Desde 2001, a IBC é certificada ISO 9001. A empresa foi uma das primeiras fábricas de perfis de borrachas do Brasil a obter o selo do sistema de qualidade. O conjunto de 45 indicadores é um guia constante para o controle dos processos, assim como de melhorias, gerenciamento, diminuição de riscos e preservação do meio ambiente.
Há mais de 20 anos, a IBC Borrachas vem realizando um trabalho atento para a redução de resíduos, com apenas 3% de desperdício no processo de fabricação. Todos os resíduos gerados são encaminhados para uma empresa de reciclagem e são 100% reaproveitadas em obras, quadras esportivas e espuma para vedação termo/acústico.
A empresa caxiense também investiu em novos equipamentos de exaustão, treinamentos e substituiu todas as matérias-primas que continham toxidade. Os materiais utilizados não possuem geradores de nitrosaminas e estão certificados para garantir a segurança dos colaboradores e consumidores da marca.
Fonte: MCom Ação e Comunicação
Fotos: Alan Casagrande
(KPJ)
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira