A UCS divulgou a Carta Mensal do Trabalho, com o índice de empregabilidade para o mês de outubro deste ano. Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Segundo a professora Lodonha Coimbra Soares, coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS, o destaque do período foi o setor da indústria que fechou no positivo pelo terceiro mês consecutivo, embora ainda esteja com saldo negativo nos últimos 12 meses. No mês de Outubro foram abertos 87 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,22% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 46 vagas a mais, seguido pelos Serviços, com 34 vínculos abertos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 21 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 2 vagas fechadas. O saldo acumulado no ano é de 110 vagas abertas.
Nos últimos 12 meses foram encerrados 650 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,64%. Nesse mesmo período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 243 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços, com 190 vagas a menos. Os únicos setores que criaram postos de trabalho foram o da Agropecuária e o da Extrativa Mineral, com 12 e 1 novas vagas, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária, com um acréscimo de 8,51%.
No Brasil
No mês de Outubro foram abertos 76.599 postos de trabalho no Brasil, um acréscimo de 0,20% sobre o total de empregos formais. Nesse mesmo período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio, com 37.321 novos vínculos, seguido pela Indústria de Transformação, com 33.200 vagas abertas. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 4.764 vínculos encerrados, seguido pela Agropecuária, com 3.551 vagas a menos. O saldo acumulado no ano é de 302.189 novas admissões. Nos últimos 12 meses, foram fechados 294.305 empregos no país, um decréscimo de 0,76% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Agropecuária, com 28.378 vagas criadas, seguido pelo Comércio, com 150 novos vínculos. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Construção Civil, com 168.178 vínculos encerrados, seguido pelo setor da Indústria de Transformação, com 68.672 vagas a menos. O único setor que obteve crescimento relativo no período foi o da Agropecuária, com um acréscimo de 1,76%.
No Rio Grande do Sul
No mês de Outubro foram abertos 8.084 postos de trabalho no Rio Grande do Sul, um acréscimo de 0,32% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio, com 4.705 vagas criadas, seguido pela Indústria de Transformação, com 1.906 novos vínculos. Nesse período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 897 vagas encerradas, seguido pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 124 vínculos fechados. O saldo acumulado no ano é de 7.496 postos de trabalho abertos.
Nos últimos 12 meses, foram fechados 20.032 postos de trabalho no Estado, um decréscimo de 0,78%. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Indústria de Transformação com 10.783 vínculos a menos, seguido pela Construção Civil, com 5.015 vagas encerradas. Nesse mesmo período, o único setor que abriu novos postos foi o do Comércio, com 3.083 novas vagas. O único setor que obteve crescimento relativo no período foi o do Comércio, com um acréscimo de 0,52%.
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi