O CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Também garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. A Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, governança de turismo da Região Uva e Vinho esclarece os principais pontos:
Para que serve o Cadastur?
Ele serve como um cadastro que reúne todos aptos a atuar no setor. O MTur, em parceria com os órgãos de turismo dos Estados, certifica e chancela a atuação de agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, parques temáticos, etc.
Tem custo o cadastro?
A inscrição no CADASTUR é gratuita para todos os tipos de empreendimentos.
Quais as vantagens de ser cadastrado?
O cadastro é extremamente importante para o desenvolvimento da Região Uva e Vinho, pois é através do número de empreendimentos que o MTur poderá dar maior aporte e dedicação para a Região. Entre as principais vantagens, citamos:
• Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;
• Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;
• Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;
• Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;
• Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal
Quem precisa se cadastrar?
É importante salientar que para alguns segmentos, essa inscrição é obrigatória, como é o caso dos Guias de Turismo, Meios de Hospedagem, Acampamentos Turísticos, Agências de Turismo, Parques Temáticos, Organizadoras de Eventos, Transportadoras Turísticas.
O cadastro é facultativo para alguns prestadores, mas necessário para o desenvolvimento da Região Uva e Vinho, pois ainda necessitamos implementar o turismo de maneira mais efetiva. Destaca-se que nos facultativos, estão as Casas de Espetáculo, Centros de Convenções, Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos, Vinícolas que recebam turistas, Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva, Locadoras de Veículos para Turistas, Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos, Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos, Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares. No entanto, a Atuaserra considera que esses segmentos devem igualmente cadastrar-se no sistema.
Como fazer o cadastro no Cadastur?
Para realizar o cadastro eletrônico, acesse o site do CADASTUR, https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-prestador/inicio.
Após preencher os dados solicitados, o prestador receberá no e-mail cadastrado o login e a senha para acessar o Sistema CADASTUR. O cadastro é simples, realizado em duas etapas e tem validade de dois anos. Somente após a análise da documentação será homologado o cadastro pelo Órgão Oficial de Turismo na UF, e disponibilizada a emissão do CERTIFICADO, via sistema. A homologação do requerimento de cadastro e consequente emissão do certificado serão realizadas após a análise e aprovação da documentação exigida.
Informações complementares devem ser solicitadas diretamente na Secretaria de Turismo de cada município ou por meio do e-mail atuaserra@serragaucha.com.
Fonte: Atuaserra
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro