Nesta sexta-feira, dia 6, empreendedores de Pinto Bandeira receberam um treinamento de capacitação através de um curso voltado para o empreendedorismo e turismo rural, por meio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Também participaram do curso empreendedores do setor das cidades de São Francisco do Sul e Sertão. Neste projeto do curso de turismo rural, está sendo desenvolvido um novo roteiro turístico, o roteiro dos Caminhos de Montanhas, que abrange a região de Pinto Bandeira.
Donos de uma vinícola familiar em Pinto Bandeira, a família Foresti, recebeu os empreendedores de outras cidades e levou o grupo para uma série de pontos turísticos de Pinto Bandeira, como uma forma de fomentar o turismo rural da região e desenvolver o roteiro do Caminhos de Montanhas, como parte do curso.
Por volta das 12h30min, todos foram recepcionados, para um almoço no Espaço Montiverdi. Após o almoço no quiosque do Espaço Montiverdi, onde também se realizam trilhas ecológicas, foram realizadas a visitação dos cogumelos e das pousadas existentes na Casa Foresti. No período da tarde, o encontro ocorreu na Vinícola Foresti.
Dentro do curso ministrado pelo Senar, os empreendedores de Pinto Bandeira estão montanto o roteiro de montanhas em parceria com o roteiro Caminhos de Pedra, conforme explicou a enóloga e empreendedora Alana Foresti:
“Este curso é justamente para mostrar as belezas naturais que nós temos aqui em Pinto Bandeira. Somos um grupo diversificado, com donos de vinícolas, pousadas, grupos voltados para trilhas rurais, produção de sucos, teatro, artesanato. Com a parceria do Roteiro Caminhos de Pedra, estamos desenvolvendo também o roteiro Caminhos de Montanhas, para que ele esteja no roteiro dos turistas na região.”, explicou Alana.
A Secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Vanessa Spindler, que também foi aluna do curso de turismo rural, afirmou que a troca de experiências com os empreendedores da região foi de grande valia:
“Estivemos aqui em busca de ideias, parcerias regionais, para estarmos fortalecendo o turismo rural, que avançou durante a pandemia, pela sua característica própria, da natureza, inserção no meio rural, ao ar livre. Um turismo que alcança públicos de todas as faixas etárias. Ressaltar o poder público e também o sindicato rural que promove esse fomento e essa capacitação. Essa capacitação é muito importante enquanto secretária de turismo de São Francisco, visto que a cidade possui mais de 3 mil quilometros de estrada. As fazendas tem aberto as portas para os turistas conhecerem o meio, como a gastronomia e espaço rural como um todo.”, avaliou.
Scheila Graziela Rigotti, instrutora do Senar na área do turismo, ressalta as atividades do curso como uma forma de fomento do turismo rural da região:
“Estamos divulgando esse trabalho dos empreendedores rurais, que estão desenvolvendo a Rota Caminhos de Montanha. O projeto do curso é desenvolver a parceria com o Roteiro Caminhos de Pedra. Estamos trabalhando para o desenvolvimento do setor turismo como uma forma também de divulgação”, explicou.
Fotos: Divulgação
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES