A 42ª Encenação da Paixão de Cristo do Morro da Cruz do Salgado, contou com a presença de milhares de fiéis na noite desta sexta-feira, Santa, dia 19, em Bento Gonçalves. O público presente pôde interagir e se emocionar com a saga de dor de Jesus Cristo em seus últimos dias, contados pelos cerca de 50 atores envolvidos.
A celebração iniciou por volta das 18h em frente à Igreja São Pedro e logo após, ocorreu a subida dos fiéis até o alto do morro onde ocorreu a encenação. Foram diversos os momentos em que as pessoas se emocionaram com o sentimento também demonstrado pelos atores a cada cena.
Entre as mais emocionantes, o momento da crucificação e a parte final, onde Maria, mãe de Jesus, recebe em seus braços o corpo do filho. Participaram aproximadamente 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio.
História
A história da Romaria ao Morro da Cruz do Salgado está ligada à história da imigração italiana na região de Bento Gonçalves. Os imigrantes chegaram na antiga Cruzinha, depois Colônia de D. Isabel e finalmente Bento Gonçalves a partir de 1875. No ano de 1899 foi cravada a Cruz de madeira, de aproximadamente 4 (quatro) metros de altura, ao lado de um marco que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o ponto mais alto de Bento.
Em 1976, Pe. Oscar Bertholdo instituiu a Romaria Motorizada à Cruz do Salgado. Também, a partir desta data foi introduzida a Bênção das ervas medicinais e da Macela (ou marcela), uma vez que na tradição popular esta deve ser colhida antes do nascer do sol da sexta-feira santa. Em 2004, a Paróquia oficializou a Romaria ao Morro da Cruz do Salgado.
POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO POR CRIME DE TRÁFICO DROGAS NO UNIVERSITÁRIO, EM BENTO GONÇALVES
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024