Após dois anos, tradicional procissão e dramatização da paixão e morte de Jesus foi retomada, com os jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves
A tradicional encenação da Paixão de Cristo emocionou os centenas de fiéis, que subiram o Morro da Cruz do Salgado, em Bento, na noite de sexta-feira Santa, 15 de abril. Após dois anos de interrupção devido a pandemia do Coronavírus, a iniciativa protagonizada por mais de 50 jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio e da Comunidade São Pedro, chegou à sua 43ª edição
A caminhada teve início às 18h, em frente à igreja São Pedro, do Salgado, onde os fiéis se concentraram antes de subir até o Morro da Cruz, onde ocorreu a encenação da Paixão e Morte de Jesus. Nem a temperatura amena fez com que as pessoas deixassem de acompanhar o espetáculo, que emocionou à todos os presentes.
O padre Luís Carlos Conci, ressaltou o retorno da encenação após restrições e dificuldades enfrentadas pela humanidade durante a pandemia “estamos voltando para também nos unir a tantas pessoas que passaram esses últimos dois anos com muita tristeza, muita dor, estamos todos ainda sentidos, também com movimento do mundo em guerra, mas conhecemos que Deus decidiu pela vida e não pela morte”.
História do Morro da Cruz do Salgado
Sua história remonta à Imigração Italiana, quando da chegada das primeiras famílias à região da antiga Cruzinha, que depois se tornou a colônia Dona Isabel e hoje é a cidade de Bento Gonçalves. A Cruz do Morro do Salgado é um dos mais antigos marcos históricos, porque no ano de 1899 foi cravada a primeira cruz, em madeira, de aproximadamente quatro metros de altura, ao lado de um ponto que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o mais alto do município de Bento Gonçalves.
Em 1948, a cruz de madeira foi substituída por uma de concreto, abençoada pelo padre Ângelo Mugnol. Instituída em 1976, pelo padre Oscar Bertholdo, a romaria à Cruz do Salgado foi oficializada pela Paróquia Santo Antônio em 2004 e tem o objetivo de proporcionar um momento de oração e reflexão aos fiéis de Bento Gonçalves e da região.
Central de Jornalismo Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves