“Stòria, Sapor e Tanta Emossion” proporcionou à Comunidade Escolar, momentos de história, cantoria, oficina de lápis de vime, passeio de carreto
No último sábado (09), a EMI Recanto Alviazul proporcionou a sua comunidade escolar uma vivência, uniu laços de identidade da constituição cultural de Bento Gonçalves com a imaginação. O cenário escolhido foi a propriedade da Família Mion, tecida de parreirais, localizada no bairro Vinhedos e que faz ligação com a Linha Zemith, no Vale dos Vinhedos.
Embaixo das videiras, participaram a equipe diretiva, professores, pais, alunos e moradores locais para vivenciar o evento “Stòria, Sapor e Tanta Emossion”, onde teve a contação de história baseada no livro “Vime”, de Marta Sassi e que foi lançado durante a 39ª Feira do Livro, passeio de carreto, entonação de canções como “América”, “La Bella Polenta”, “Reginela campagnola”, cantada pela diretora e o violinista Ronaldo David. Também teve um momento importante quando os presentes realizaram a oficina de confecção de lápis de vime que remete ao assunto principal do livro, onde um nono tem a ideia de produzir o artigo para suprir a demanda da família.
“A história tem relação com os antepassados, onde o nono compreende a condição da família e da falta de recursos de transporte, pois era muito longe para comprar lápis. Sem querer, essa figura paterna auxiliou no processo de desenvolvimento da escrita e da coordenação motora”, ressalta a diretora Marta.
A vice-diretora Adriane Masiero fala sobre a recepção dos pais para com o programa. “Muitos relembraram momentos da infância, ficaram felizes em participar no meio da natureza, de estar junto com os seus filhos fora do ambiente escolar e estar realizando atividades juntos. Por exemplo, alguns nunca tinham feito um passeio de carreto, não tinham experienciado”.
Marta Sassi destaca a relação do programa cultural com as vivências que o educandário proporcionou ao longo do ano. “Faz uma conexão com a primeira vindima realizada no início do ano, onde foi trabalhado aspectos da cultura da imigração italiana e contextualizado a história debaixo do parreiral, mostrando o que é, como é utilizado, fez toda diferença, pois amplia a leitura de mundo de nossas crianças, suas percepções”, destaca.
Foto: Divulgação/EMI Recanto Alviazul
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES