EMI Recanto Alviazul celebra dez anos de vida em Bento Gonçalves

Em outubro de 2014, a educação pública de Bento Gonçalves e o bairro São João estavam selando laços que atendiam as necessidades e cuidados para a primeira formação das crianças naquele zoneamento. Na ocasião, era entregue a EMI Recanto Alviazul, que recebeu este nome por estar próximo da sede do Esportivo, uma homenagem ao time de futebol símbolo do município. Atualmente, a EMI Recanto Alviazul conta com 104 alunos e uma equipe de 39 profissionais.

Para comemorar os dez anos, a escola está realizando duas atividades. A primeira de caráter pedagógico, e a segunda, festivo. “Espaços vividos” é a primeira mostra da EMI Recanto Alviazul. Nessa atividade, as turmas foram incentivadas a realizar pesquisas com o intuito de despertar algumas curiosidades e as professoras foram trabalhando, sempre levando em conta as habilidades, o marco de desenvolvimento da criança em cada fase, a BNCC e o material SET Brasil”.

Por meio de questionamentos, os alunos realizaram dinâmicas que possibilitassem aberturas para a percepção. Desse roteiro, obteve-se um processo lúdico onde as crianças interagiram com diferentes assuntos, alguns de conhecimento científico, como, por exemplo, “Quais os benefícios do tomate?”, “Quem nasce do ovo”, “A vida dos grilos”, e outros mais próximo da realidade “O que os bebês vivenciam nos berçários?”, “Por que ler para os bebês?”, entre outros.

O “Moradas pelo Mundo” permitiu contextualizar as diferentes formas de morar. Desde o ventre da mãe até a casa que habitamos e do reino animal, essa aventura conectou, por meio de materiais como fotos, argila, peças de madeira e a história universal “Os três porquinhos”, estruturando um caminho teórico-prático plural e abrangente, demonstrando a linha de pensamento apreendida.

“Espaços vividos” começou a ser planejado no início do ano de 2024, para ser trabalhado em setembro. A vice-diretora Adriane Masiero expressa que “essa Mostra de Projetos foi pensada com carinho para que as famílias também pudessem participar da proposta da escola, conhecendo e acompanhando de forma bem próxima, o desenvolvimento dos seus filhos, fazendo relações importantes entre o espaço vivido na escola e o espaço vivido na família”.

Amostra “Espaços Vividos”, assim como, as ações e atividades seguem uma linha pedagógica como é explicada pela diretora Marta Sassi. “Nós seguimos uma prática pedagógica integrada entre funcionários, alunos e pais, as famílias acompanham o trabalho das professoras, auxiliares e demais funcionárias da escola, e juntos cuidamos do bem-estar das crianças e do seu desenvolvimento integral. O planejamento e a rotina são ações em conjunto, definidos em reuniões periódicas. A comunicação com os familiares visa orientar sobre as habilidades necessárias para o desenvolvimento das crianças, de acordo com os marcos da infância, que são estimuladas através de experiências e vivências significativas na Escola.”

Vale ressaltar que a estrutura física se mantém a mesma com cozinha, refeitório, 5 salas de aula, atelier, biblioteca, enfermaria, sala de encontros, saguão, banheiro adaptado, rouparia, lavanderia, depósito, pátio, parque, solário, lactário, 3 banheiros adulto e 2 banheiros infantis. Foram adicionadas uma casa no parquinho, fogo de chão, e a horta que está sendo revitalizada com uma consultoria realizada pela equipe da Secretaria de Educação. Outro ponto muito importante para se destacar é o projeto “Borboleteando por aí”, que aborda o ciclo de vida da lagarta, que recebeu credencial e Menção Honrosa pela UFRGS Litoral para participar da Feria Departamental de Ciencia Y Tecnologia 2023, em Villeta, Paraguai.

A segunda atividade é o almoço de aniversário que ocorreu no Piquete Batalha do Seival, localizado no bairro Vinhedos, com a presença da equipe diretiva, alunos, pais, funcionários, ex-diretoras e ex-funcionários.

No local, as crianças puderam realizar atividades como passeio a cavalo, corda de equilíbrio, pintura no rosto. Ainda, foi feita uma parceria com a Associação Anjos Unidos com a participação de personagens infantis para a interação com as crianças. Após o almoço, teve uma atração teatral feita pelos alunos do educandário chamada “Uma grande família” e apresentação do Coral do Sindiserp.

Ana Paula Novicki é mãe do pequeno Théo que iniciou sua vida escolar no Berçário I da EMI Recanto Alviazul. Ela fala que “a escola para ele é como se fosse uma segunda família. O Théo é apaixonado pela escolinha, ama os colegas dele, as professoras. Eu desejo para a escola que venham muitos anos, que continue sendo essa escola familiar. Todo mundo é muito bem recebido, acolhido aqui”.

A ex-diretora Bruna Bertuol esteve presente no evento. Ela se lembra do início das atividades na EMI Recanto Alviazul. “Assumimos a direção em 2014, sempre com o apoio da comunidade escolar e do CPM. Foram anos de muito trabalho, muitas conquistas: ampliando a escola, deixando-a mais bonita, atendendo cada vez melhor as nossas crianças com o objetivo sempre de proporcionar cosias boas para eles com uma educação de qualidade”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressaltou sobre essa data tão importante para educação pública de Bento Gonçalves. “É um grande prazer estar aqui hoje para comemorar os 10 anos da EMI Recanto Alviazul. Queridos pais sintam-se abençoados por seus filhos terem uma escola de educação infantil onde estão bem cuidados, com uma equipe muito responsável. Quero agradecer não só a equipe diretiva, mas aos profissionais que continuarão fazendo a diferença na vida de vocês. Gratidão pelo trabalho desenvolvido”.

A diretora Marta Sassi reforça sobre a visão e a missão da rede pública de ensino para a Educação Infantil. “Essa celebração reflete o compromisso da Escola Pública do Município de Bento Gonçalves, com o desenvolvimento integral dos educandos. Além de consolidar práticas pedagógicas que atendem os marcos do desenvolvimento infantil, exerce fundamental importância na construção de valores, na promoção da cidadania e no fortalecimento da comunidade. A celebração é um marco para reconhecer todos os profissionais da educação, como também para estimular o engajamento da comunidade escolar na busca por uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade”.

Foto: EMI Recanto Alviazul/Jose Martim Estefanon

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido