EMI Bom Pastor: cinco anos de vivências pela Educação Infantil em Bento Gonçalves

Desde a inauguração em 2019, a EMI Bom Pastor tem como missão oferecer uma educação de qualidade onde os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estejam assegurados neste início da vida escolar dos pequenos e de suas famílias. São cinco anos de uma trajetória de muitas conquistas para a rede pública de ensino de Bento Gonçalves, pois a EMI Bom Pastor expressa um compromisso com o atendimento de qualidade, com o acolhimento, com o cuidado, pois entende que a escola é a segunda casa dos pequenos, além de expressar um trabalho em constante evolução, preocupando-se em atender as necessidades e demandas da Educação Infantil.

Para comemorar essa trajetória, no último sábado (20), o educandário realizou uma festa reunindo a equipe diretiva, funcionários, os alunos e famílias. Em torno de 200 pessoas compareceram, incluindo ex-funcionários e ex-alunos. O espaço se tornou um cenário de muita diversão, interação, descobertas, de relembrar momentos e reforçar o vínculo escola e comunidade escolar.

Cada educador montou a sua sala com espaços brincantes como de estimulação, de pinturas, com música, com sustentabilidade, representando algumas das propostas realizadas na escola e ao longo do nosso projeto norteador “A vida em foco! Mãos pequeninas que transformam o mundo”, além dos espaços externos com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, entre outros. Ainda, foi realizado um abraço coletivo em torno do local, um gesto simbólico que demonstra afeto e apreço, na data da inauguração: 24 de abril.

A diretora Lina Ana Zeni destaca sobre como a festa foi importante para todos. “Os pais ficaram muito felizes em estarem dentro da escola, pois é um espaço onde a criança passa praticamente boa parte do tempo, às vezes mais do que com a própria família. As crianças evidenciam diariamente o desejo de ter os pais aqui brincando com eles na escola e o momento que pensamos para celebrar estes 5 anos, foi trazendo toda a comunidade para estar aqui e vivenciar um pouquinho do que a escola as proporciona e também conhecer os profissionais que convivem com os seus filhos. Essa etapa da vida da criança é muito importante e os laços aqui firmados renderão muitas memórias afetivas da infância na criança.

A mãe do Miguel e da Isabelli, Dionara Strohaecker, salienta que a escola representa “um lugar acolhedor, onde sempre tivemos total confiança em deixar os nossos pequenos. A nossa Isabelli começou com a escola e agora temos o Miguel que está no Maternal I. A gente nota como eles gostam de ir e é bonito de ver a evolução da escola. A festa foi super bem organizada, foi uma tarde de passar com a família, no lugar onde as crianças gostam de estar. Foi uma comemoração muito linda”.

Atualmente, a escola atende 72 crianças e, desde 2019, aproximadamente 700 alunos passaram pela escola nesta etapa da Educação Infantil, muitos deles estiveram desde o Berçário até concluir a etapa no Jardim B. Sua primeira diretora foi a pedagoga Thais Regina Prates e a vice-diretora Lina Ana Zeni.

Thais destaca como foi o início dessa nova etapa da educação em Bento Gonçalves no bairro São Roque, precisamente no Loteamento Bertolini.

“Quando recebemos o convite para assumir a direção da EMI Bom Pastor foi aquele misto de ansiedade e realização, pois faríamos parte de uma comunidade que estava no aguardo por mais um espaço de amor e cuidado. O desafio foi grande, mas, ao mesmo tempo, contar com os pais, colaboradores e Secretaria da Educação fez com que a escola se tornasse o que é hoje. Olhar para trás e perceber o lindo caminho que a escola vem percorrendo neste período é muito gratificante. Na inauguração o tema foi alegria e podemos perceber que esta emoção continua permeando todo o fazer pedagógico!”.

Lina assumiu a direção da EMI Bom Pastor em 2021. Antes, ela trabalhou 13 anos na EMI Toque de Carinho e é formada em Pedagogia – Habilitação, Educação Infantil e Séries Iniciais e Pós-Graduada em Gestão e Supervisão Escolar. Desde o início, Lina viveu cada momento da escola. Ela fala sobre a construção pedagógica empreendida.

“Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento juntamente com o amor e a empatia norteiam o trabalho na Educação Infantil, a etapa mais importante da vida escolar da criança, pois todas as habilidades aqui desenvolvidas vão auxiliar nas próximas etapas e na vida como um todo. Eu pontuo muito para os pais em assembleias e reuniões: não é só o brincar. Tudo o que a gente faz aqui tem uma intenção pedagógica, um objetivo. Por isso focamos muito nas vivências, em proporcionar momentos onde a criança seja desafiada e instigada a criar, além de um espaço que dá segurança, que acolhe, que promove a convivência, o autoconhecimento, a participação, ensinando a dividir com os outros, além do respeito ao meio ambiente e a tudo o que nos cerca. A gente complementa o que os pais fazem em casa.

Também um dos objetivos da EMI Bom Pastor é a busca por formações continuadas para os educadores.  “Sempre estamos buscando formações para os nossos educadores, trazendo esse suporte de forma pró-ativa, aplicando o que se aprende para melhor oferecer recursos pedagógicos e humanos para se trabalhar efetivamente com os temas que emergem do interesse da criança e do que consideramos importante, proporcionando experiências, vivências…”.

A mãe da pequena Alice, Elisandra da Luz Pereira, fala que acompanha o desenvolvimento da filha, que entrou em 2020 e está no último ano. “Minha filha adora ir para a escola, eu fico feliz que ela esteja num lugar que é acolhida. Sempre tive um apoio, respostas, um retorno. Só tenho a agradecer. A Alice tem uma trajetória na escola e vi bastante evolução”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca a importância de celebrar os cinco anos. “Sempre é muito importante festejar aniversário e é gratificante comemorar as aprendizagens e crescimento na EMI Bom Pastor. A escola, nestes 5 anos, desenvolveu inúmeros projetos e atividades de excelência, tornando-se referência em educação. Desejo muito sucesso a toda à equipe e a comunidade escolar”.

A EMI Bom Pastor conta com uma equipe de 28 funcionários e atende, atualmente, 72 crianças no Berçário I e II e Maternal I e II e tem como vice-diretora Caren Antônia Schussler Schulz.

Projeto norteador

Vale ressaltar sobre o projeto norteador “A vida em foco: Mãos pequeninas que transformam o mundo”. Ele está no terceiro ano, sempre trazendo um enfoque diferenciado. No ano passado, o projeto, executado também pela professora Josiane Pagani, objetivou realizar boas práticas com sustentabilidade aliadas ao material SET Brasil, enfocando o cuidado com a vida como um todo e com o planeta e recebeu distinção na  5ª Edição do Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas SET Brasil, da Editora Moderna. A escola foi a única da Região Sul a participar do evento e a professora recebeu a condecoração e foi tema da coluna de Damaris Silva, Mestra em Letras e consultora de gestão de projetos educacionais para redes públicas e privadas de ensino, na Revista Educação, número 302.

Outros destaques da trajetória do projeto é ter participado da Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA) falando sobre o projeto e a realização de ações como “O Dia  D do Descarte e o “ Mutirão pelo Bairro” junto com as EMIs Doce Infância e Mamãe Coruja.

Em 2024, além das questões emergentes da sustentabilidade, o projeto norteador vai trabalhar o autocuidado e as relações socioemocionais.

“Já iniciamos o trabalho com uma palestra com uma fisioterapeuta, a Sheila Comparin, buscando trabalhar com a equipe técnicas para lidar com a ansiedade, cuidar com a respiração, exercícios de meditação e etc. Vamos fazer várias ações nesta área, a exemplo da Assembleia de pais, trazer uma fala, incentivar a sair do piloto automático, olhar para o outro com carinho e empatia, pois estamos lidando com vidas”, destaca a diretora Lina.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido