Diversas entidades tradicionalistas estão preparando a sua programação para os Festejos Farroupilha em Bento Gonçalves, como a Secretaria de Cultura e a ABCTG, e a EMEM Alfredo Aveline integra também esse movimento. Sob a coordenação das professoras Jucele Glowaki e Luana Fornari, o educandário está organizando a segunda edição da Semana Cultural Gaúcha que vai abrir oficialmente no dia 13 de setembro, às 8h, com a chegada da chama crioula, apresentações artísticas de CTGs, da banda escolar e jogos gaúchos, como futebol de bombacha.
Os preparativos iniciaram no primeiro semestre envolvendo os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, onde participaram de pesquisas científicas, vivências e oficinas de indumentária, de churrasco, de encilha, chimarrão, de música, Cine Tchê com a exibição de filme como “Netto perde sua alma” e “O tempo e o vento”, jogos e danças tradicionalistas, com ministrantes dos CTGs do município.
Nesta imersão às raízes do Tradicionalista, destaca-se a produção própria do educandário da erva-mate que já está sendo vendida, e nomeada de “Erva-Matchê”, em edição limitada, configurando empreendedorismo e valorização dos costumes e hábitos. Os estudantes tiveram aulas de Marketing, Matemática Financeira, firmaram parcerias para a produção, onde acompanharam todo o processo de criação da erva-mate, coma a visitação à fábrica, em Arvorezinha, até as práticas de relação com o cliente. Ainda, foi plantado nos arredores da Alfredo Aveline o porongo que é a matéria-prima para a confecção de cuias.
“É um trabalho minucioso e pleno de significados, com o objetivo de fomentar nos estudantes uma mentalidade que une a herança cultural com a capacidade de gerar valor econômico e social de forma sustentável, preparando-os para serem agentes de mudança positiva na comunidade”, destaca Jucele.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Centro Cultural 20 de Novembro está com inscrições abertas para oficinas de Capoeira e Danças Urbanas em Bento
BRIGADA MILITAR INTERCEPTA TRANSAÇÃO DE DROGAS, EM GUAPORÉ
FORÇA-TAREFA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS APREENDE 500 QUILOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS, EM GARIBALDI