Bento Gonçalves é um polo turístico da Serra Gaúcha e sua potencialidade se nota por meio de diversos empreendimentos que investem no setor, tanto na área urbana quanto na rural. Em 2022, o município recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes, conforme dados da Secretaria de Turismo. Isso demonstra que o Turismo é um dos setores que mais promove renda, geração de emprego, além de ser uma área integrativa de experiências como a gastronomia, enogastronomia, cultura e história. E um dos princípios do Turismo é ter uma boa recepção, uma hospitalidade.
Nesta terça-feira (20), ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a abertura do Curso de Turismo para os alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi. O projeto Educação em Turismo do IFRS é uma parceria com a Secretaria de Educação (SMED) que teve uma primeira edição em 2019 com a EMEF Lóris Pasquali Reali. Nesta ocasião, serão contemplados aproximadamente 20 alunos.
Com carga horária de 12h, o curso fornece ferramentas necessárias para as ações cotidianas que envolvam turismo e hospitalidade, são abordados conteúdos sobre o turismo local, bem como possibilidades de atuação profissional na área da hospitalidade e noções de empreendedorismo e inovação.
De acordo com Sara Massotti Bonin, coordenadora do projeto junto com a professora Hernanda Tonini “a metodologia enfatiza o protagonismo discente, ou seja, é baseada na participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, valorizando seus conhecimentos prévios”.
Serão quatro encontros com um conteúdo programático que engloba as matérias Fundamentos de Turismo e Hospitalidade e Empreendedorismo em Turismo e Hospitalidade.
A Diretora da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, Ana Paula Poletto, enfatiza que os alunos estão tendo uma grande oportunidade em participar do Curso. “Parcerias como essa do IFRS, SMED e escola são as grandes responsáveis pela evolução que se percebe aqui na comunidade em que a escola faz parte, pois possibilitam pertencimento e engajamento dos envolvidos. É gratificante e esperançoso presenciar toda essa movimentação, pois sabemos que é muito importante para os nossos alunos colocar em seus currículos um curso desse porte, em uma região onde o turismo e a hospitalidade são destaque no cenário nacional”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca que “nosso município apresenta inúmeras possibilidades ligadas ao turismo aos profissionais e empreendedores e o Projeto de Extensão em Turismo, abre horizontes para os alunos inscritos, trazendo informações, conhecimentos que irão enriquecer suas escolhas e as expectativas para o seu futuro, bem como pode entregar ao mercado de trabalho profissionais mais eficientes”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED/EMEF Ulysses Leonel De Gasperi
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor