Bento Gonçalves é um polo turístico da Serra Gaúcha e sua potencialidade se nota por meio de diversos empreendimentos que investem no setor, tanto na área urbana quanto na rural. Em 2022, o município recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes, conforme dados da Secretaria de Turismo. Isso demonstra que o Turismo é um dos setores que mais promove renda, geração de emprego, além de ser uma área integrativa de experiências como a gastronomia, enogastronomia, cultura e história. E um dos princípios do Turismo é ter uma boa recepção, uma hospitalidade.
Nesta terça-feira (20), ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a abertura do Curso de Turismo para os alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi. O projeto Educação em Turismo do IFRS é uma parceria com a Secretaria de Educação (SMED) que teve uma primeira edição em 2019 com a EMEF Lóris Pasquali Reali. Nesta ocasião, serão contemplados aproximadamente 20 alunos.
Com carga horária de 12h, o curso fornece ferramentas necessárias para as ações cotidianas que envolvam turismo e hospitalidade, são abordados conteúdos sobre o turismo local, bem como possibilidades de atuação profissional na área da hospitalidade e noções de empreendedorismo e inovação.
De acordo com Sara Massotti Bonin, coordenadora do projeto junto com a professora Hernanda Tonini “a metodologia enfatiza o protagonismo discente, ou seja, é baseada na participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, valorizando seus conhecimentos prévios”.
Serão quatro encontros com um conteúdo programático que engloba as matérias Fundamentos de Turismo e Hospitalidade e Empreendedorismo em Turismo e Hospitalidade.
A Diretora da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, Ana Paula Poletto, enfatiza que os alunos estão tendo uma grande oportunidade em participar do Curso. “Parcerias como essa do IFRS, SMED e escola são as grandes responsáveis pela evolução que se percebe aqui na comunidade em que a escola faz parte, pois possibilitam pertencimento e engajamento dos envolvidos. É gratificante e esperançoso presenciar toda essa movimentação, pois sabemos que é muito importante para os nossos alunos colocar em seus currículos um curso desse porte, em uma região onde o turismo e a hospitalidade são destaque no cenário nacional”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca que “nosso município apresenta inúmeras possibilidades ligadas ao turismo aos profissionais e empreendedores e o Projeto de Extensão em Turismo, abre horizontes para os alunos inscritos, trazendo informações, conhecimentos que irão enriquecer suas escolhas e as expectativas para o seu futuro, bem como pode entregar ao mercado de trabalho profissionais mais eficientes”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED/EMEF Ulysses Leonel De Gasperi
PG
Defesa Civil realiza coleta de assinaturas para instalação de Pluviômetros em Bento Gonçalves
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves