Na manhã desta sexta-feira, 5, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, aconteceu a abertura dos trabalhos do Projeto OAB vai à Escola, que tem como meta conversar com os estudantes a respeito de direitos e deveres do cidadão, estimulando a responsabilidade individual na convivência saudável em sociedade, para alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais.
O propósito é de levar debates de interesse social aos estudantes despertando a consciência dos jovens e adolescentes em relação às suas atitudes. Dessa forma, visa uma convivência harmônica com a família, escola e comunidade, bem como conscientizar sobre as conseqüências de suas atitudes.
Em seu pronunciamento e representando o presidente da OAB – Subseção Bento Gonçalves, Rodrigo Terra de Souza, a secretária-geral Sabrina Sanches, destacou as funções da instituição: “a OAB é um órgão de classe que tem dois pilares. A primeira é defender o advogado dentro do exercício da profissão, e a segunda função é social, que é quando nós nos preocupamos com as transformações que se passam na sociedade auxiliando o bem-estar social”.
A presidente da Comissão Especial de Educação, Gabriela Alves do Reis, ressaltou o caráter interdisciplinar da atividade: “a OAB quer compartilhar com os alunos trazendo conhecimentos que, na maioria das vezes, o currículo escolar não contempla. Assim, podemos debater sobre leis, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, conseqüências de atos infracionais ou atos que possam vir a sofrer, entre outros assuntos”.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressaltou que o Projeto OAB vai à Escola faz a diferença: “essa parceria é muito importante nas escolas que a OAB vai de encontro. Na era em que vivemos, onde prevalece a demanda pelos direitos, é preciso olharmos para os nossos deveres também. Eu preciso pensar no meu espaço e no espaço do outro. É por meio deste diálogo com a OAB que temos consciência dos nossos deveres éticos como cidadãos”.
O tema principal abordado nas palestras é: Noções de Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional, Bullying, Violência Doméstica e Lei de Drogas.
A próxima palestra do Projeto OAB vai à Escola será na EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família