Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita de seus alunos de oitavos e nonos anos, a EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali, localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, iniciou, nesta semana, o projeto Café Literário, desenvolvido pelas professoras Diana Schmitt Silveira e Fabiele Favero.
No primeiro momento, os educandos escolheram o autor para ser analisado. Algumas sugestões de autores: Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Adélia Prado, Castro Alves, Machado de Assis, Mário de Andrade, Gonçalves Dias, Chico Buarque de Holanda, Cora Coralina, Lya Luft, Luís de Camões, Clarice Lispector, José Paulo Paes e Elias José.
Posteriormente, fizeram a leitura da biografia, pesquisando em diferentes materiais de apoio (livros, internet). Também entraram em contato com os poemas, lendo e debatendo sobre cada assunto dos textos. Em seguida, os estudantes decoraram o auditório da escola com poemas escolhidos de forma criativa. Após, produziram sua autobiografia e um poema com o assunto escolhido por eles, de acordo com as inspirações do momento.
Para associar o prazer de participar de um café com os colegas das turmas, aliado a literatura e estimulando o hábito da leitura e escrita, finalmente aconteceu o “Café Literário”, onde os educandos apresentaram seus poemas, paródias e músicas durante a atividade de integração.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali / Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor