EMEF Floriano Peixoto: aquisição de robô auxilia nos trabalhos pedagógicos em sala de aula

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento cognitivo e das habilidades do Pensamento Computacional dos alunos

A realidade, em muitos aspectos, já superou a ficção há muito tempo. Seja por meio de livros, filmes, teorias de diferentes áreas, a humanidade já está vivendo o pós-humano. Inteligência Artificial e robôs fazem parte do cotidiano criando novas interações e comportamentos. As novas gerações nascem imersas nessa nova fase da humanidade, como se fosse uma característica inata de sua condição. E a Educação precisa acompanhar essas transformações de forma pedagógica. Pensando nisso, a EMEF Floriano Peixoto adquiriu uma ferramenta que vai ampliar a relação das novas tecnologias com a aprendizagem para a Primeira Infância.

Isso mesmo: o educandário adquiriu um robô que vai colaborar para o desenvolvimento das habilidades técnicas e cognitivas necessárias para o ensino dos pequenos. A proposta veio por meio do Kit Explorador Kids, da Escola Maker, que juntamente com o autômato, agrega tapetes pedagógicos com letras, números, entre outros. Trata-se de um acessório interativo, programável, que promove, com os conceitos trabalhados em sala de aula, a resolutividade de problemas propostos, auxiliando nos processos cognitivos de forma lúdica.

A vice-diretora, Muriel Lago Rossi, finalizou o seu doutorado com um estudo centrado nas Tecnologias e Educação, pesquisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional e, consequentemente, de suas habilidades e pilares como abstração, reconhecimento de padrões, decomposição e algoritmo. A pesquisa foi motivada pela demanda atual, visto que, o pensamento computacional já aparece vinculado à BNCC, desde 2017 e, teve sua importância reafirmada com a homologação da BNCC Computação, em 2022, na qual o pensamento computacional representa um dos eixos, juntamente com a Cultura Digital e Mundo Digital.

“É uma ferramenta que permite ao aluno (ou grupo) organizar uma representação da situação, desenvolver a compreensão do objetivo, criar uma sequência de ações para resolver o problema, escolhendo caminhos, estratégias, procedimentos, para que se tenha efetividade na resolução”, destaca.

Conforme a diretora Michele Rodrigues dos Santos, os professores estão participando de capacitações para o uso em sala de aula. “É nosso dever utilizar as ferramentas digitais de forma ética e com responsabilidade. Nossos docentes estão caminhando com as nossas crianças, preparando-os para uma relação benéfica e correta para o futuro”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

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