A história de um educandário expressa um processo plural de profissionais, funcionários, alunos e pais. Suas vivências ecoam o respeito e comprometimento pela educação que, por sua vez, desenvolve pessoas com conhecimentos e aptidões para a vida, formando cidadãos. Bento Gonçalves tem uma história rica de educandários de referência no ensino como bem demonstra a EMEF Ernesto Dorneles que está completando 60 anos, em 2024, ano que também se comemora o bom resultado do IDEB. A escola passou do quinto para o primeiro lugar nos Anos Finais no município.
Para essa comemoração, a diretoria está realizando um resgate histórico onde foi realizado uma entrevista com a professora Vânia Kratz cuja mãe, Nilza Côvolo Kratz, foi a primeira diretora, boletins antigos, aparelhos que estão em desuso como mimeógrafo, retroprojetor, além de vídeos e fotos. Ainda, foi confeccionado um calendário comemorativo que será apresentado em novembro na rematrícula com imagens das turmas.
Outra curiosidade foi a criação de uma mascote chamado Lagarnesto. Em 2009, o educandário recebeu a visita de um lagarto que despertou o interesse dos alunos e professores e foram criadas histórias e a confecção de uma fantasia. Todo esse levantamento de informações está vinculado ao projeto norteador “Embarque na Jornada de Memórias e Inovações”.
A diretora Cristine Paese Alves destaca que os 60 anos trazem o resultado de um compromisso para o ensino. “São contribuições de formas diversas como capacidade de desenvolvimento, alunos empenhados, comunidade muito participativa. É uma construção de contribuições”, ressalta.
Já o planejamento pedagógico, como fala a vice-diretora Franciane Liviera Mathias, espelha o empenho e dedicação compartilhada de todos os envolvidos. São métodos de estudos educacionais como a inserção de “Robótica, avaliações externas, educação financeira e sustentabilidade como recolhimento de garrafas PET. A aprendizagem dos alunos teve um bom resultado no IDEB que reflete um acompanhamento pedagógico nas habilidades e competências, com o material SET Brasil, o tema junto as famílias e as diretrizes da BNCC. Nós temos essa preocupação com o andamento pedagógico no sentido dos conteúdos muito próximos aos nossos alunos. Vinculamos os projetos agregando a esse acompanhamento que objetive um bom rendimento. O nível da nossa escola precisa ser mantido”, destaca Franciane.
Para além do ensino, a estrutura física também teve uma atenção especial. Desde 2023, a diretoria iniciou as reformas nas partes internas e externas do prédio localizado na Rua Ulysses Roman Ross, 768, bairro Universitário. Por meio de uma parceria entre a Autonomia Financeira e o Círculo de Pais e Mestres foi possível realizar melhorias como a troca do piso e do forro e pintura do Administrativo, móvel padrão para as salas de aula com datashow, computador e bancada para professor, banheiros (que receberam reforma geral, paredes, aberturas, foro, vasos sanitários, pia), e pintura na parte externa.
Na festividade que marcou a data de 60 anos no restaurante Cantina Nostra em torno de 230 pessoas compareceram ao evento, além da Secretária de Educação Adriane Zorzi, e adjunto, Giovanni Menegat, Antes da janta, teve o cerimonial que contou com falas da diretora Cristine Paese Alves, ex-diretora e ex-professora Cristine Bertani, aluna Eduarda Tomasi Roratto, presidente do CPM Gilvana Matter Barossi e da Secretária de Educação.
“É um momento gratificante de estar aqui, pois 60 anos representa memórias, famílias, construção, conhecimento, amor. E vão vir muitos e muitos anos. É uma caminhada de muitos que estão aqui como professores, ex-professores, funcionários, ex-funcionários, alunos, ex-alunos, que construíram o que é a EMEF Erenesto Dorneles. É bom estarmos juntos para comemorar essa data tão importante”, ressaltou a diretora Cristine.
Eduarda Tomasi Roratto estuda no 9º ano e estava representando a classe dicente do educandário. Em seu pronunciamento se lembrou de sua vida escolar iniciada na escola que totaliza 11 anos. “Só tenho a agradecer por tudo que a EMEF Ernesto Dorneles me proporcionou, obrigado aos meus pais, aos professores, a equipe de coordenação, aos funcionários, aos meus colegas e aos colaboradores que tornam esta instituição cada dia mais qualificada. Minhas felicitações e que venham muitos outros anos repletos de transformações e conquistas”, celebrou Eduarda.
A presidente do CPM Gilvana Matter Barossi falou em nome dos pais da escola. “Eu queria enaltecer a nossa comunidade escolar, pois temos pais e familiares muito participativos. E isso engrandece nosso meio escolar. Diante disso, peço que se mantenha esse engajamento na educação de seus filhos. Hoje, com imensa alegria, estamos comemorando os 60 anos da nossa escola. Gratidão a presença de cada um nesse evento”.
A ex-diretora e ex-professora Crisitine Bertani permaneceu no educandário 19 anos. Ela destacou sobre o vínculo criado. “Para mim é difícil expressar em palavras as emoções experimentadas ao longo de todos esses anos, onde tive o privilégio de participar desde as primeiras etapas com a alfabetização das crianças e com aulas de conteúdos específicos. Em meio a isso tudo, as atividades culturais, festa junina, passeios, dentre outras que levam a família para dentro da escola. Tudo isso faz com que nós professores tenhamos um sentimento de pertencimento a essa comunidade”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destacou sobre o educandário ser uma referência da educação pública de Bento Gonçalves. “Se formos pensar, nesses 60 anos, quantos alunos, quantas crianças, quantos profissionais, passaram por essa escola. Quantas histórias e aprendizados que fazem a diferença, até mesmo, no desenvolvimento de nosso município. Como diz o hino da escola: ‘O desejo de aprender que move a escola Ernesto’, e tem mostrado o seu crescimento ano após ano, como mostra os resultados, que estão engajados de fazer a diferença na educação. Muito mais do que comemorar, hoje quero agradecer a todos os profissionais que conduziram a escola a ser uma referência da área em Bento Gonçalves, que nos traz muito orgulho. Que possamos comemorar muitos e muitos anos!”.
A celebração dos 60 anos da EMEF Erenesto Dorneles contou com a apresentação musical das alunas Heloísa Damian Perusso, do 4º ano, e de Louise Giubel Damina e Tatiele Damian Perusso, do Jardim B.
Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves
Centro de Onco-Hematologia Unimed completa um ano com mais de 7,5 mil atendimentos
37º Enart celebra artes e tradições gaúchas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura
Rafael Fantin, o Dentinho, é campeão brasileiro de Beach Tennis com a Seleção Gaúcha