EMEF Agostino Brun promove reforço pedagógico para alunos estrangeiros

Toda sexta-feira um pequeno grupo de alunos da Educação Infantil tem um compromisso marcado com a professora Francielle Simões Alves De Lima, na EMEF Agostino Brun. A educadora ministra a Oficina de Linguagens com o objetivo de reforçar junto às crianças de origem latino-americana a aprendizagem, de forma lúdica.

“A Oficina ajuda na adaptação dos alunos na rotina escolar para que eles tenham uma segurança na apreensão dos conteúdos em sala de aula e se familiarizando com os materiais. Também a escola se torna um espaço de amparo e de apoio integral ao seu desenvolvimento, tanto no aspecto cultural e social ”, destaca a professora Francielle.

O movimento, que iniciou em abril deste ano, vem de encontro a uma metodologia pedagógica focada em atividades como a escrita e a fonética, para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de comunicação. Também são realizados leitura e jogos. A Oficina de Linguagens abre um espaço de aprendizado mútuo, com respeito às individualidades e singularidades.

“Nosso papel como escola é proporcionar uma educação de qualidade visando o desenvolvimento integral dos nossos alunos. A realidade escolar, hoje, é plural, diversa, e precisamos acolher da melhor forma possível, para que se sintam pertencentes e protagonistas. É nosso dever, como educadores, proporcionar dispositivos para o avanço na língua e no ensino. Com a oficina, já se percebe um rendimento escolar melhor e mais participativo”, salienta a diretora Érica Lodi Soledade.