Assim, a EMEF Agostino Brun estruturou um plano de trabalho abarcando a sustentabilidade enquanto parte de um processo contínuo, estendendo essas experiências a toda a comunidade escolar. Durante o ano de 2022, os alunos terão vivências, de acordo com o ano, como visitas à Central de Triagem, a Corsan, Museu da PUC, palestras, produção de vídeo com o tema “Globalização e Sustentabilidade”, Matemática Financeira, entre outros, a serem realizados em diferentes momentos do calendário escolar.
De acordo com a diretora da EMEF Agostino Brun, Rosane Tesser, o projeto possui o foco no aluno como multiplicador das boas práticas da sustentabilidade.
“O tema ‘Lado a lado’ tem um importante impacto, pois ressalta a participação ativa e efetiva da família em todas as ações projetadas para este ano. Mesmo antes de iniciar as aulas, a equipe diretiva e professores já estava reunindo os pais, em pequenos grupos para conhecerem o projeto da escola e apropriarem-se das ações do ano”.
Um ponto importante a ressaltar é sobre a Educação Financeira. Nos diversos componentes curriculares, os alunos terão atividades e ações referentes ao tema, como: palestras, teatros, brechó (seleção, triagem, atribuição do valor nas roupas e acessórios e venda), tudo organizado pelos alunos e professores. Também terão orientações sobre aplicação financeira, poupança, dentro outros.
Para além das ações previstas e específicas, “Lado a lado” conta com uma série de exemplos que auxilia na promoção do cuidado diário com o meio ambiente como economizar água, não usar sacola plástica, separar corretamente o lixo, preferência por consumir produtos biodegradáveis, entre outros.
“Todo o projeto pedagógico sempre é muito bem planejado pela equipe diretiva, professores e conta com apoio do CPM e Conselho Escolar. O sucesso de todas as ações decorre da avaliação constante por parte da equipe com seu quadro docente”, ressalta a diretora.
Também é bom reforçar que a EMEF Agostino Brun completa 40 anos em 2022. E o projeto reflete o envolvimento da comunidade escolar, assim como, das famílias, ex-diretores, professores, funcionários, que ajudaram e participaram desta história sobre a educação em Bento Gonçalves e do bairro Imigrante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/EMEF Agostino Brun
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves