Assim, a EMEF Agostino Brun estruturou um plano de trabalho abarcando a sustentabilidade enquanto parte de um processo contínuo, estendendo essas experiências a toda a comunidade escolar. Durante o ano de 2022, os alunos terão vivências, de acordo com o ano, como visitas à Central de Triagem, a Corsan, Museu da PUC, palestras, produção de vídeo com o tema “Globalização e Sustentabilidade”, Matemática Financeira, entre outros, a serem realizados em diferentes momentos do calendário escolar.
De acordo com a diretora da EMEF Agostino Brun, Rosane Tesser, o projeto possui o foco no aluno como multiplicador das boas práticas da sustentabilidade.
“O tema ‘Lado a lado’ tem um importante impacto, pois ressalta a participação ativa e efetiva da família em todas as ações projetadas para este ano. Mesmo antes de iniciar as aulas, a equipe diretiva e professores já estava reunindo os pais, em pequenos grupos para conhecerem o projeto da escola e apropriarem-se das ações do ano”.
Um ponto importante a ressaltar é sobre a Educação Financeira. Nos diversos componentes curriculares, os alunos terão atividades e ações referentes ao tema, como: palestras, teatros, brechó (seleção, triagem, atribuição do valor nas roupas e acessórios e venda), tudo organizado pelos alunos e professores. Também terão orientações sobre aplicação financeira, poupança, dentro outros.
Para além das ações previstas e específicas, “Lado a lado” conta com uma série de exemplos que auxilia na promoção do cuidado diário com o meio ambiente como economizar água, não usar sacola plástica, separar corretamente o lixo, preferência por consumir produtos biodegradáveis, entre outros.
“Todo o projeto pedagógico sempre é muito bem planejado pela equipe diretiva, professores e conta com apoio do CPM e Conselho Escolar. O sucesso de todas as ações decorre da avaliação constante por parte da equipe com seu quadro docente”, ressalta a diretora.
Também é bom reforçar que a EMEF Agostino Brun completa 40 anos em 2022. E o projeto reflete o envolvimento da comunidade escolar, assim como, das famílias, ex-diretores, professores, funcionários, que ajudaram e participaram desta história sobre a educação em Bento Gonçalves e do bairro Imigrante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/EMEF Agostino Brun
21 de abril: Dia de Tiradentes
Páscoa 2025 – 20 de abril
Confirma o funcionamento dos serviços públicos neste feriado de Tiradentes