Vinhos e sucos produzidos com variedades de uva da Embrapa poderão ser degustados pelos visitantes
De hoje a domingo, o público de Brasília e visitantes poderão conhecer produtos de 70 vinícolas brasileiras e degustar mais de 250 vinhos produzidos no País na Expovitis Brasil 2024, Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo.
Para se familiarizar com a diversidade e os terroirs dos produtos nacionais, os participantes poderão degustar cerca de 250 rótulos. Entre eles, estão o vinho branco da Embrapa Uva e Vinho (RS) feito com a variedade de uva BRS Lorena, o tinto, com a uva BRS Magna, e três sucos de uva integral, das variedades BRS Rubea, BRS Magna e outro da BRS Cora.
A BRS Lorena é a variedade híbrida de maior sucesso entre as uvas desenvolvidas pela Embrapa, destacando-se principalmente por sua produtividade, doçura e potencial enológico. Trata-se de uma cultivar de uva branca, com sabor moscatel, indicada para a elaboração de espumante moscatel, vinho branco frisante, vinho branco de mesa, vinho licoroso, suco integral e suco frisante. É indicada para produção nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
A BRS Magna pode ser usada tanto na elaboração de suco integral, quanto concentrado, além de vinho. Destaca-se pelo sabor aframboesado e altos teores de açúcar e conteúdo de matéria corante. Tem ampla adaptação climática, podendo ser cultivada nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Para os sucos, foram utilizadas a BRS Rubea e a BRS Cora. A primeira apresenta intensa cor violácea e características de aroma e sabor de alta qualidade para sucos. Também pode ser usada para elaboração de vinho tinto, sendo uma boa opção para o clima temperado da região Sul do Brasil. Já a BRS Cora tem boa relação açúcar/acidez, intensa cor violeta e sabor aframboesado. A planta se adapta bem às regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Na programação de palestras e reuniões técnicas, no sábado (20), o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Giuliano Pereira, apresentará as novas tecnologias da Embrapa para a vitivinicultura, no painel Tecnologias, Pesquisas e Perspectivas para a Vitivinicultura Brasileira. Também participará o pesquisador e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Frederico Novelli, que abordará o manejo de dupla poda na videira.
No estande da Embrapa, além de degustar vinhos e sucos, os visitantes poderão conhecer as tecnologias para produção de uvas na região e ainda pesquisas com outras espécies frutíferas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (DF), como pitaya, baru, maracujá e pequi.
Todos os dias serão oferecidas palestras, além de uma programação cultural, com shows musicais, e gastronomia. Outro atrativo da feira são as visitas aos vinhedos e vinícolas da região.
Serviço
Expovitis Brasil 2024
Data: 19 a 21 de julho
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (PAD-DF)
Mais informações: https://expovitis.com.br/
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves