Alessandro Cortese cumpre agenda nos dias 8, 9 e 10 de abril, acompanhando também a instalação da Frente Parlamentar Brasil/Itália
Com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil em curso e a expectativa para o Rio Grande do Sul celebrar essa mesma data em 2025, a primeira visita oficial ao Estado do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, simbolizará um momento único para fortalecer as relações históricas entre os povos gaúcho e italiano.
Acompanhado pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, Cortese cumprirá uma agenda de três dias em solo gaúcho.
O primeiro compromisso de Cortese será ao meio-dia do dia 8, quando será recebido pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, com honras militares. Mais tarde, às 14h45min, terá audiência com o prefeito da Capital, Sebastião Melo e, na sequência, seguirá para a Assembleia Legislativa.
Na sede do Legislativo gaúcho, se encontrará com o presidente da Casa, Adolfo Brito, para acompanhar dois importantes atos, no Teatro Dante Barone, às 16h15min. Um deles será à instalação da Frente Parlamentar Brasil/Itália. Presidido pelo deputado Guilherme Pasin, o grupo pluripartidário foi criado a fim de estreitar os laços de cooperação entre o Estado e a Itália, fomentando o intercâmbio cultural, social e educacional entre os dois povos. Além disso, a frente realiza a interlocução com os entes públicos para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS. Outra ocasião será a entrega da Medalha da 56ª Legislatura a Valerio Caruso. A distinção é uma homenagem do Legislativo ao trabalho desempenhado pelo diplomata, que estabeleceu uma agenda de aproximação com as comunidades ítalo-gaúchas do interior e modernizou os serviços do Consulado.
Na terça e quarta-feira, o Embaixador tem agendas na capital, Porto Alegre, e em Caxias do Sul, onde participa de encontro com empresários e autoridades locais.
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves